Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Curso de Capacitação da Pecuária Leiteira

Valternilton R. Sousa, gerente da Seaprof-Feijó; Sr.Frota, gerente da Cadeia Produtiva do Leite, Seaprof e o Sr. Edson Sousa, gerente do Basa-agência Feijó
Alunos do Ensino Médio, 3º Ano "A" e a Profª Fernanda Leitão, participando do encerramento do Curso

Aluno do Ensino Médio, 3º Ano "A" Regina Mendonça
Técnico da Seaprof, ensino aos pecuaristas como se deve usar o aparelho de ordenha mecânica

Aconteceu hoje o encerramento do Curso de Capacitação da Pecuária Leiteira. Segundo, Valternilton Rodrigues Sousa, “o curso teve duração de uma semana e foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira etapa se deu com a introdução de boas práticas da produção do derivado do leite, e a segunda etapa, se deu com a introdução com a melhoria da genética do gado leiteiro, manejo de pastagens e boas práticas de ordenhas, portanto, este curso foi de grande importância para os fazendeiros locais, pois poderão melhorar a pecuária leiteira”. O curso, contou também, com a presença, do Gerente da Cadeia Produtiva do Leite, Sr. Frota Silva, da Seaprof de Rio Branco, segundo o mesmo o curso, “teve como objetivo, levar ao conhecimento dos pecuaristas locais, como os mesmos devem proceder para conseguirem o aumento da produção de leite e seus derivados, a higiene do leite, a implantação da ordenha mecânica, a sanidade do rebanho, a melhoria da qualidade genética do rebanho local, por meio de inseminação artificial”.
Aonde, por meio dos alunos da escola de ensino médio, a turma do 3º Ano A, com o apoio dos professores de químicas Gleison Damasceno e a professora de biologia, Fernanda Leitão, realizaram uma pesquisa de mercado, com a finalidade de apoiar o laticínio e os produtores de queijos locais, na melhoria das qualidades de seus produtos. Como nos disse a aluna Francisca Regina R. Mendonça, “a pesquisa foi muito importante para todos nós, pois podemos conhecer a realidade do mercado local e com isto, fazer com que os produtos derivados do leite produzidos em nosso em nosso município, sejam cada vez melhor e de boa qualidade e também podemos aprender muito, em relação melhoria genética, com a inseminação artificial e ordenhamento mecânico ”.
Segundo o Gerente do Banco da Amazônia, o Sr. Edson Sousa, o banco financiou 13 produtores de leite, por meio da linha de crédito do Pronaf mais Alimento para a Pecuária Leiteira, com um montante de R$ = 1.100,000, 00, com uma taxa de juro a 2% ao ano, com um prazo de dez anos para os produtores pagarem.
Segundo o Sr. Gelson Benício, pecuarista local, “esta linha de crédito aberta pelo Banco da Amazônia é muito boa e o mesmo fez um financiamento, por meio dessa linha credito e montou uma grande estrutura, do curral a ordenhadeira mecânica. E segundo o mesmo ainda, o curso veio dá o apoio necessário para que todos os pecuaristas pudessem conhecer melhor como proceder para melhorar seus rebanhos e aumentarem a sua produção de leite.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.