Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

JN no AR, Chega em Feijó (AC) e reportagem sobre o Município Será Exibida nesta Terça (31)
































Um fato inédito, está acontecendo na história do município de Feijó, pois pela primeira vez, o município, feste parte por meio de um sorteio de um projeto de dimensões nacional, realizado pela maior emissora de telecomunicações do país, que é a Rede Globo. Isto, só enaltecer o ego e brio de população feijoense.

A CIDADE

Ver Feijó, no ar, é uma surpresa para quem voa por cima de tanto verde, espesso e agreste da selva, e, de repente, surge à cidade cortada ao meio pelo rio Envira, amanhecendo de juventude, muito distante das outras regiões. É uma visão impressionante do urbanismo que se expande por todos os espaços para abrigar a população.
A maior parte da cidade ainda é formada por mata intocável, protegida principalmente pelo estabelecimento de florestas de proteção integral e, reservas indígenas. Onde se mante 90% de sua floresta intacta. Nosso estado possui uma área total de 27.478,5Km², sendo que desse total de sua área 9.340Km², já foram desmatados.
O modelo de desenvolvimento econômico baseia-se, na pecuária primordialmente, no extrativismo, com destaque para extração de madeira, por meio de manejo florestal e a coleta de frutas silvestres como o açai, o que teoricamente, garante o uso econômico sustentável da floresta.
O JN no Ar chegou à cidade de Feijó, que foi sorteada no último domingo no Fantástico. Até Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre, no extremo norte do estado, e relativamente próximo de Feijó, a equipe foi de jato, de Campo Grande, percorrendo então a maior distância até agora do projeto JN no Ar: 2.868 quilômetros. Em Cruzeiro do Sul tiveram que trocar de avião, pegaram o monomotor, que é menor e que pode pousar na pista de Feijó. Foram até lá, passaram o dia e fizeram uma reportagem muito interessante numa cidade simpática que é maior produtora de açaí do estado do Acre.
Mas a equipe do repórter Ernesto Paglia não pôde transmitir a reportagem gravada nesta segunda por lá. O repórter conversou com William Bonner e Fátima Bernardes, ao vivo, por telefone, e contou as dificuldades que enfrentou.
O problema é que um dos aspectos que mostraram da vida em Feijó foi justamente o isolamento. Esta área do estado fica isolada por terra na maior parte do ano, por causa das chuvas, e também nos rios, por causa da seca. Então é difícil a vida lá e, nesta segunda, experimentamos na pele esse isolamento.
Então, ficou combinado o seguinte: para que os moradores do Acre possam assistir à reportagem, o avião segue para a capital Rio Branco, de onde poderá transmitir o material e o sorteio da próxima parada também fica para esta terça.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.