Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Povos Indígenas da etnia Shanenawá comemoram seus dia na Aldeia Nova Vida

Neste 19 de abril, no discurso do representante da etnia Shanenawá, aos "parentes" -- como eles chamam os demais líderes e comunidade indígena --, Edilson, diz que o índio ainda é tratado com preconceito e discriminação.
Mesmo no dia dedicado à valorização da cultura indígena, segundo ele, não há motivos pra se comemorar.
Este evento contou também a presença da coordenadora do núcleo de educação, professora Cardocí Paiva
De acordo com Edilson Brandão, liderança dos povos indígenas, destacou que é costumeiro nesta data os índios fazerem comemorações resgatando suas tradições culturais com o objetivo de mostrar às novas gerações suas manifestações como forma de garantir a continuidade do legado cultural dentro da comunidade. “Nós estamos ensinando aos nossos alunos de ensino fundamental e ensino médio, a nossa história, os nossos valores, a nossa tradição”. Nós estamos documentando para que esse trabalho fique gravado na escola, na comunidade como um registro da memória da nossa cultura, além de participarmos das nossas tradicionais danças do mariri, aonde foram apresentadas vários tipos de danças, comidas e bebidas típicas, como o caiçuma, dentre outras manifestações culturais organizadas pelos próprios povos indígenas, destacou. 
A liderança Inácio Brandão Shanenawá refletiu sobre a importância da produção agrícola para a manutenção da saúde dos habitantes das comunidades. Ele elegeu como um dos maiores problemas das Terras Indígenas localizadas mais próximas dos centros urbanos a escassez de caça e pesca, lembrando que muitos projetos já foram implementados pelo governo para a garantia da segurança alimentar, mas ponderou que ainda é necessária a ampliação dos mesmos e a feição de alguns ajustes. Afirmou a liderança

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.