Tratamento inovador contra câncer de próstata não tem efeitos colaterais
Uma das publicações médicas mais importantes do mundo, a revista The Lancet, mostrou os resultados positivos de um tratamento inovador para combater o câncer de próstata.
Richard teve dois tumores na próstata, mas já não tem mais nenhum motivo para se preocupar. O câncer foi curado e ele comemora:
“Não fiquei impotente e nem passei a sofrer de incontinência urinária, efeitos colaterais comuns depois da cirurgia tradicional”, diz.
Ele foi um dos 41 pacientes que experimentaram e aprovaram o novo tratamento de ultrassom focalizado de alta intensidade. Tudo sem dor e sem anestesia. Um bastão externo dispara um poderoso ultrassom com precisão milimétrica, atingindo apenas o tumor.
Assim, o canal por onde passa a urina, assim como os nervos vizinhos - que garantem as funções sexuais do paciente - ficam intactos.
A University College London, um dos principais centros de pesquisas médicas da Grã-Bretanha, explicou que, como toda nova técnica, essa ainda deverá passar por mais testes. Por isso, só estará disponível nos hospitais daqui a cinco anos.
Essa técnica também está sendo testada com outros tipos de câncer, como o de mama.