Gasolina: racionamento surpreende consumidor e novo reajuste está a caminho
Consumidores
do Acre foram prejudicados na manhã desta sexta-feira,17, com um
racionamento de última hora na revenda de combustíveis. Os proprietários
dos postos não puderam efetuar compras na noite de quinta por que o
site da Petrobrás estava bloqueado. As operações amanheceram
normalizadas, mas o produto continuava faltando na bomba, apesar de
grande movimento no pátio da base da Petrobrás na capital acreana.
O
caminhoneiro laécio Ramos, que presta serviço á Petrobrás, disse que o
carregamento está “muito lento em Porto Velho, especialmente a gasolina,
por causa da seca do rio que banha a cidade, prejudicando as remessas
do produto até Rio Branco”. A informação de que o racionamento teria
sido provocado pela lentidão na travessia sobre o Rio Abunã não foi
confirmada pelos freteiros. “Lá está tudo normal”, afirmou Genivaldo
Mota.
Alguns proprietários de postos de combustíveis da cidade
admitem que estão aguardando um novo reajuste. A Base da Petrobrás em
Rio Branco negou-se a comentar esta possibilidade. Porém, a imprensa
nacional dá como certa a majoração dos preços, já autorizada pelo
governo, acionista majoritário e controlador da companhia.
Os
percentuais de aumento ainda não foram divulgados. O ministro Guido
Mantega (Fazenda) e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) informaram
através de suas assessorias que “algo deve ser feito para socorrer a
Petrobrás” após o prejuízo de quase R$ 1,5 bilhão registrado no segundo
trimestre deste ano.
“É incrível como nós, consumidores, temos
sempre que pagar uma conta que não é nossa. Um novo reajuste na
gasolina, certamente acima da inflação, é tudo que a população não
queria neste momento”, protestou a professora Lodia Maria. A Federação
Nacional do Comércio de Combustíveis ressalta que o comércio é livre e
competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada distribuidora e posto
decidir qual será o seu preço final, de acordo com suas estruturas de
custos.
