Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Governador Tião Viana recebe os 22 prefeitos eleitos e anuncia investimento

Dezenove dos 22 prefeitos eleitos no Acre foram recebidos ontem, no Palácio Rio Branco, pelo governador Tião Viana, que garantiu apoio para as prefeituras, a maioria inadimplente e sem condições de receber recursos federais, mas disse que os prefeitos devem estar atentos aos gastos.
Os prefeitos tucanos de Senador Guiomard, James Gomes, de Porto Acre, Carlinhos da Saúde, além de Vagner Sales (PMDB), de Cruzeiro, não compareceram à reunião. 

Já o Dr. Be-tinho, de Assis Brasil, e André Assem, de Epitaciolândia (também do PSDB), apostam na conciliação e parceria com o Governo do Estado. 

Estiveram ainda no evento deputados federais e estaduais e presidentes do Tribunal de Contas (TCE), Ronaldo Polanco, e do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Pedro Ranzi. Tião disse que o governo vai fazer parcerias com todos os prefeitos, inclusive com os 3 que não estiveram no encontro e que são de oposição. “É hora de descer do palanque. Estamos propondo uma conciliação regional”. 

Tião afirmou que as prioridades de cada município serão apontadas pela população e que os prefeitos que não aplicarem bem os recursos ficarão sem ajuda do governo. Relatou, ainda, que 500 Km de ramais serão asfaltados em todo Estado e que o programa de mecanização agrícola será intensificado. Na pavimentação de ruas, água e esgoto, serão investidos R$ 1,9 bilhão até 2014. 

O Programa Ruas do Povo vai atender 3.500 vias. O secretário de Fazenda, Mâncio Lima, lembrou que o governo aumentou o repasse de ICMS para os municípios, o que está garantindo o pagamento do 13º salário do funcionalismo público no interior. Esse aumento nos repasses, segundo Mâncio Lima, deve continuar. 
O Governo Federal também vai ajudar os municípios acreanos. A afirmação foi feita pelo representante da presidente Dilma Rousseff, que é também um dos coordenadores do PAC 2, Julio Hector. Para que os municípios acreanos inadimplentes possam receber recursos federais, em parceria com a Associação dos Municípios do Acre (Amac), a Presidência da República vai treinar e capacitar os prefeitos. “Sabemos que houve redução do FPM. Mas, muitas vezes, o problema nas prefeituras é de gestão, o que podemos corrigir com capacitação”. Julio afirmou ainda que na distribuição de recursos do PAC Social, o Norte é a região que mais recebe recursos do Governo Federal. “A presidenta Dilma tem um olhar diferenciado para o Norte. E agora no Orçamento Geral da União essa região vai continuar sendo privilegiada”. 

Marcus Alexandre, prefeito eleito de Rio Branco, que vai assumir a Presidência da Amac, falou sobre a necessidade de amparo jurídico e contábil para as prefeituras, que será disponibilizada pela instituição. Ele parabenizou a atitude do governador de antecipar a reunião com os prefeitos, que estava marcada para o começo de 2013. 
 http://www.agazetadoacre.com/politica/36334-governador-tiao-viana-recebe-os-22-prefeitos-eleitos-e-anuncia-investimentos.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.