Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acre é o estado com menos casos de Aids do país

Para fortalecer o combate à doença, despertar a importância, necessidade da prevenção e a compreensão, o dia 1º de dezembro foi instituído como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Na manhã de ontem, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Coordenação Municipal de DST/Aids, esteve no Centro da cidade entregando planfletos educativos, distribuindo preservativos gratuitamente à população e realizando testes rápidos de HIV. As atividades começaram no dia 26 de novembro e irão se estender até o dia 5 de dezembro, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Uninorte, Firb/Faao, Sesc, Sesi e Organizações da Sociedade Civil.
No início da epidemia da Aids no Acre, na década de 80, os índices apontavam 16 homens para 1 mulher com a doença. Até 2011 foram notificados 574 casos, sendo 80% só na Capital. Hoje, os índices apontam 2 homens para 1 mulher com a doença. Esse número atenta ao aumento do número de mulheres, a ‘feminização’ da Aids.
O maior público com a doença está na faixa dos 20 aos 49 anos, explicou Deltirene Cardoso, gerente da Divisão de Agravos Transmissíveis da Sesacre. “Realizamos essas atividades em alusão ao 1º de dezembro, no intuito de orientar as pessoas para a forma de prevenção, inclusive com a distribuição de preservativos. A idade, a classe social e o casamento não protegem o HIV, mas o preservativo sim. Esse dia serve para fazermos uma reflexão sobre a Aids. Orientamos as pessoas para realizar o teste rápido. Sabemos que o Senadinho acumula um número de pessoas significativo e está bem localizado. Lembramos também que os idosos podem se contaminar com o vírus, não só os jovens”.
Houve uma queda nas notificações da doença no Estado. “O Acre é o local que tem menos casos de Aids do Brasil. Temos 626 casos, ou seja, pessoas que estão vivendo com a doença, que é diferente de ter o HIV. Hoje ser portador do HIV é semelhante à ter uma doença como diabetes ou hipertensão, já que a pessoa vive muitos anos, desde que faça o acompanhamento e o tratamento”, afirmou a gerente.
Deltirene explicou que é importante a realização de teste rápido para quem teve relações sexuais sem camisinha ou que compartilhou seringas. “O teste é realizado em 15 centros saúde, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) próximo à Igreja Batista do Bosque e no Centro de Saúde Cláudia Vitorino. De 20 a 30 minutos, já sai o resultado. Após realizar o teste rápido e a pessoa descobrir que é portadora do vírus HIV, ela é encaminhada ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), onde uma equipe irá realizar vários exames. Caso haja necessidade de usar medicamentos, eles são distribuídos gratuitamente pelo SUS”.
O funcionário público federal Sebastião Pereira apoia a campanha. “Sou apaixonado por mim e só me amando que eu posso amar alguém. Por isso tenho que me cuidar. Quero continuar bem e livre de doenças. Campanhas como essas devem acontecer sempre. As pessoas tem que entender que a vida é maravilhosa e estando saudável é melhor ainda”.
 http://www.agazetadoacre.com/geral/36474-acre-e-o-estado-com-menos-casos-de-aids-do-pais.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.