Acreana ex-ministra e ex-senadora Marina Silva: chama atenção
Depois do resultado da pesquisa de opinião realizada pelo Ibope em
parceria com o jornal O Estado de S.Paulo, a ex-ministra Marina Silva,
que ainda tenta viabilizar o seu partido, o Rede, entrou definitivamente
no radar do mercado financeiro.
O território conquistado por Marina, no vácuo das manifestações, tem
sido reconhecido com sobressalto pelo mercado, que vê a potencial
candidata às eleições presidenciais de 2014 como uma ameaça ao ambiente
de negócios – em outras palavras, Marina não é vista como “market
friendly”.
Na pesquisa de opinião do Ibope – realizada entre os dias 11 e 14
desde mês – , no cenário com quatro candidatos, a presidente Dilma
Roussef teve 30% das intenções de voto estimuladas, contra 22% de Marina
Silva (sem partido), 13% de Aécio Neves (PSDB) e 5% de Eduardo Campos
(PSB).
Comparando esse resultado com a pesquisa feita em março, a presidente
Dilma despencou e Marina ganhou muito terreno. Em março, Dilma tinha
58% da intenção de voto estimulada, enquanto Marina tinha 12%. Aécio
ganhou 4 pontos porcentuais, pois em março ele recebeu 9% das intenções.
E Campos tinha 3%.
Mais ainda: na simulação de segundo turno feita pela pesquisa, a
presidente Dilma Rousseff e a ex-ministra Marina Silva aparecem
tecnicamente empatadas: Dilma tem 35% contra 34% de Marina.
Nas eleições presidenciais de 2010, a então candidata pelo Partido Verde (PV) ficou em terceiro lugar
no primeiro turno com quase 20 milhões de votos. Foi uma votação
expressiva. E os investidores não estão fechando os olhos para esse
cabedal político.
O partido que Marina tenta viabilizar junto à Justiça Eleitoral, o
Rede Sustentabilidade, já conseguiu as assinaturas necessárias – coletou
500 mil assinaturas em menos de 4 meses – e inicia agora a etapa de
validação junto aos Tribunais Regionais Eleitorais.
Um influente economista do mercado financeiro disse que não dá mais
para ignorar a recente subida de Marina Silva nas intenções de voto.
“Vamos ouvir com muito mais atenção cada declaração dela a partir de
agora”, afirmou.
Não passou despercebida por um economista de um banco estrangeiro a
entrevista dada por Marina à revista Exame, na qual menciona que entre
os economistas que ela vem se encontrando para formular sua plataforma
de campanha está André Lara Resende, um dos pais do Plano Real.
“Será uma tentativa de Marina para dissipar uma resistência ou um
temor do mercado?”, indagou. Por enquanto, o sentimento é de
desconfiança. A fonte explica o porquê: “Qual foi o grande conflito dela
(Marina) que a fez deixar a pasta de Meio Ambiente do governo Lula? Ela
brecou todas as licenças ambientais necessárias para os projetos de
infraestrutura”, comentou o economista.
No início deste mês, em entrevista exclusiva à repórter Daiene
Cardoso, do Broadcast Político, serviço de informações da Agência
Estado, Marina respondeu o seguinte quando indagada sobre inflação e
crescimento econômico:
“Quem viveu os tempos da inflação sabe que esse é um assunto que deve
ser levado a sério, nenhum governo pode descuidar ou deixar que sua
ansiedade por resultados de curto prazo afrouxem a vigilância. Mas,
hoje, talvez a queda de popularidade esteja preocupando mais a
presidente e o PT do que deveria. Há uma pauta de problemas e uma agenda
de mudanças e reformas estruturais que o governo deve enfrentar. Não se
pode governar com os olhos fixos nas próximas eleições. O governo ficou
refém de suas promessas de crescimento econômico e insistiu em
estratégias de crédito e desonerações que têm limites e, se usadas
indiscriminadamente, geram sinais contraditórios e descompasso, por
exemplo, entre política fiscal e monetária. Baixo crescimento com alta
inflação é um cenário ruim para qualquer economia.”
Fontes do mercado financeiro fazem questão de enfatizar que, embora o
tucano Aécio Neves tenha fracassado em ganhar o espaço que Dilma perdeu
com as manifestações populares em junho, há uma tendência histórica dos
eleitores brasileiros para a polarização nas eleições presidenciais – e
essa polarização é mais clara entre Dilma e Aécio do que entre Dilma e
Marina.
Mas, a “explosão” de Marina Silva nas pesquisas mais recentes de intenção de voto claramente enfraquece a tese de polarização.
Há, contudo, mais de um ano até as eleições presidenciais, portanto
ainda é cedo para tomar a fotografia recente das pesquisas de opiniões
como um jogo já dado. De qualquer forma, o ganho rápido de Marina e o
desempenho decepcionante de Aécio, na visão das fontes ouvidas, é a de
que o mercado está se atendo neste momento à observação do cenário.
Não ficou claro ainda para o mercado qual é, concretamente, o modelo
de crescimento econômico que Marina defende. Por enquanto, a candidata
potencial não se comprometeu com nada mais palpável.
Agência Estado
Ac24horas