Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Bancos fornecem informações para o cadastro positivo

A partir desta quinta-feira (1), o bom pagador pode incluir o nome em um banco de dados nacional com informações sobre o histórico das contas em dia. Registro é voluntário, mas, pode render privilégios.


A partir desta quinta-feira (1), os bancos vão começar a fornecer informações para o chamado cadastro positivo. 

Quem paga as contas em dia poderá conseguir taxas de juros menores, nos empréstimos. No comércio, os bons pagadores já têm sido beneficiados.

Clique aqui e saiba mais sobre o cadastro

Um descuido e Gabriela Nohara de Oliveira ficou com problemas nas finanças. Juntou dinheiro e veio limpar o nome.

“Para mim, poder fazer parte não do negativo, mas do lado positivo, poder fazer boas compras”, comenta a estudante Gabriela Nohara.


Agora o bom pagador pode incluir o nome em um banco de dados nacional com informações sobre o histórico das contas em dia. É o chamado cadastro positivo. O registro é voluntário, mas, a inclusão pode render privilégios.


“Passa a ser um bem na mão do consumidor na hora de negociar. É uma moeda que ele tem de barganhar, de pechinchar melhores condições junto a lojas, junto a bancos, junto a qualquer serviço, por melhores taxas, melhores prazos, condições e até limites”, explica Fernando Sasso, economista do SPC Brasil.


Para se inscrever é preciso preencher uma ficha nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, pela internet ou no comércio. O registro permite o acesso de empresas, instituições financeiras e bancos às informações repassadas. Só ficarão acessíveis dados autorizados pelo consumidor. 


“O consumidor tem que ter ciência de que essas informações a respeito dele vão circular. Agora, se essa informação ocasionar prejuízo ao consumidor em razão desses dados, ele pode pedir as devidas indenizações”, afirma Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia – MG.


Seu Fausto, há 20 anos, criou o cadastro positivo da loja de aviamentos dele. Hoje, os clientes pontuais estão no computador. A coluna cheia de zeros indica que o freguês não atrasa. E os bons pagadores ganham alguns mimos.


“Eu estou pagando o preço à vista com 30 dias”, conta um consumidor.

“Tenho todas as mercadorias que eu necessito sempre apronto e a hora. E eles me dão um desconto de no mínimo 10%”, diz a consumidora Heloisa Soares.


O bom cliente, ele tem que ser reconhecido na empresa. Tem que estender o tapete vermelho para ele, né? E ter os privilégios de um bom cliente, com certeza, explica o empresário Fausto Isac.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.