Bancos fornecem informações para o cadastro positivo
A partir desta quinta-feira (1), o bom pagador pode incluir o nome em um banco de dados nacional com informações sobre o histórico das contas em dia. Registro é voluntário, mas, pode render privilégios.
A partir desta quinta-feira (1), os bancos vão começar a fornecer informações para o chamado cadastro positivo.
Quem paga as contas em dia poderá conseguir taxas de juros menores, nos empréstimos. No comércio, os bons pagadores já têm sido beneficiados.
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Um descuido e Gabriela Nohara de Oliveira ficou com problemas nas finanças. Juntou dinheiro e veio limpar o nome.
“Para mim, poder fazer parte não do negativo, mas do lado positivo, poder fazer boas compras”, comenta a estudante Gabriela Nohara.
Agora o bom pagador pode incluir o nome em um banco de dados nacional
com informações sobre o histórico das contas em dia. É o chamado
cadastro positivo. O registro é voluntário, mas, a inclusão pode render
privilégios.
“Passa a ser um bem na mão do consumidor na hora de negociar. É uma
moeda que ele tem de barganhar, de pechinchar melhores condições junto a
lojas, junto a bancos, junto a qualquer serviço, por melhores taxas,
melhores prazos, condições e até limites”, explica Fernando Sasso,
economista do SPC Brasil.
Para se inscrever é preciso preencher uma ficha nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa,
pela internet ou no comércio. O registro permite o acesso de empresas,
instituições financeiras e bancos às informações repassadas. Só ficarão
acessíveis dados autorizados pelo consumidor.
“O consumidor tem que ter ciência de que essas informações a respeito
dele vão circular. Agora, se essa informação ocasionar prejuízo ao
consumidor em razão desses dados, ele pode pedir as devidas
indenizações”, afirma Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia – MG.
Seu Fausto, há 20 anos, criou o cadastro positivo da loja de aviamentos
dele. Hoje, os clientes pontuais estão no computador. A coluna cheia de
zeros indica que o freguês não atrasa. E os bons pagadores ganham
alguns mimos.
“Eu estou pagando o preço à vista com 30 dias”, conta um consumidor.
“Tenho todas as mercadorias que eu necessito sempre apronto e a hora. E
eles me dão um desconto de no mínimo 10%”, diz a consumidora Heloisa
Soares.
O bom cliente, ele tem que ser reconhecido na empresa. Tem que estender
o tapete vermelho para ele, né? E ter os privilégios de um bom cliente,
com certeza, explica o empresário Fausto Isac.
G1