Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Com 563 casos de Aids, capital tem maior incidência da doença no AC

Entre 1987 até 2013, foram notificados 706 casos em todo o estado. 'O tratamento é realizado na capital', explica a gerente da Sesacre.
Neste domingo (1), comemora-se o Dia Mundial de Combate à Aids. No Acre, o primeiro caso conhecido da doença foi informado em 1987. Desde então, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), 706 casos foram notificados no estado, sendo 409 no sexo masculino e 297 no sexo feminino até 2013. Com 563 números de casos, Rio Branco é a cidade com maior incidência da doença.
De acordo com Karine Pinheiro, gerente da Divisão de Agravos Transmissíveis - DST/Aids e Hepatites Virais, apenas a capital tem um serviço de atendimento especializado e este seria o principal motivo para a cidade apresentar o maior número de casos.
"Todo  paciente é encaminhado para a capital, por isso Rio Branco concentra mais de 50% dos casos. Mas não é porque só na capital tem Aids, e sim porque o tratamento é aqui. O preconceito também faz com que as pessoas venham para a capital", afirma Karine.
Além da capital, os municípios que possuem o maior número de casos são: Sena Madureira com 29, Manoel Urbano 19, Cruzeiro do Sul com 18 e Senador Guiomard com 18. Em relação à taxa de mortalidade, o Acre apresenta queda. Em 2002, era 3,9 por 100 mil habitantes, passando para 0,4 em 2012 , uma queda de aproximadamente 89,8%.
Prevenção
A gerente explica que é estimulado em todos os municípios a prevenção e notificação. "Na unidade de saúde é feito o teste rápido, que já funciona como diagnóstico. Fura o dedo, faz o exame, e quando dá positivo a pessoa já é encaminhada para tratamento, que na rede pública é feita no Serviço de Atendimento Especializado (ESA), localizado no Hospital das Clínicas, na capital", diz.
Mensalmente, são distribuídos para os municípios, de acordo com Karine, 4 mil testes rápidos, além de camisinhas. A gerente ressalta que é feita uma fiscalização do uso deste material. "O preservativo masculino, feminino, tudo isso a gente fornece. Assim como o teste rápido. Mensalmente, vamos nos municípios para fazer a assessoria, para verificar se está sendo distribuído, porque antes as camisinhas venciam, porque ninguém fazia a distribuição. Agora tem que deixar à disposição de todos", fala a gerente.
Ela conta ainda que existem mais facilidades na distribuição das camisinhas, por exemplo. "Antes era possível pegar nove camisinhas por pessoa, agora não, pode pega quantas quiser, sem precisar dar o nome e a idade. O preservativo fica em cima do balcão das unidades de saúde e a pessoa fica a vontade para pegar", afirma.
A doença
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids, é causada pelo vírus do HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves.
Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas: sexo sem camisinha, de mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou a amamentação, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, entre outros meios.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e, diariamente, surgem 7.500 novos casos. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil tem 656.701 casos registrados de Aids. Em 1989, foram detectados ao menos seis casos de Aids no sexo masculino para cada um caso no sexo feminino. Em 2011, chegou a 1,7 casos em homens para cada um em mulheres no Brasil.
De acordo com a Sesacre, no Estado do Acre, a razão está em 1,4 casos em homens para cada um em mulheres. Em 2012, foram notificados 61 casos da doença. A taxa de incidência de Aids no estado foi de 8,3 casos por 100 mil habitantes.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.