Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Hoje, 1° de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Neste ano a campanha traz o tema “A Vida é Melhor sem Aids” e chama a atenção da sociedade em relação à prevenção e a importância da solidariedade e sensibilização para com as pessoas que vivem com a doença.
A ocasião estimula a discussão sobre o tema e a quebra de tabus, além de oferecer uma oportunidade de as pessoas se unirem na luta contra o HIV por meio dos investimentos no tratamento e na prevenção. Segundo os especialistas em saúde pública, o meio mais eficaz de homens e mulheres se prevenirem é por meio do uso do preservativo.
As unidades de saúde de todo o Brasil também oferecem os testes rápidos, os exames que em 15 minutos permitem diagnosticar se a pessoa tem o vírus da aids. O teste é feito a partir de uma amostra de sangue e se o resultado for positivo a pessoa inicia o tratamento de imediato com assistência integral e gratuita.
Em caso de gravidez, é possível prevenir a infecção do beber por meio de acompanhamento e tratamento adequado. Pesquisa epidemiológica realizada em 2012, pelo Ministério da Saúde (MS), aponta que Brasil tinha mais de 650 mil pessoas portadoras de aids e que a principal forma de transmissão entre os maiores de 13 anos é a sexual.
Apesar da melhoria da qualidade de vida dos soropositivos e da existência de tratamento à doença – o Brasil é reconhecido como o país em desenvolvimento que possui o melhor acesso ao coquetel de tratamento –, a prevenção ainda é a melhor aliada na luta contra a AIDS. O uso correto de preservativos garante proteção total contra a doença e outras sexualmente transmissíveis.

Como surgiu a data

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado a partir de uma decisão tomada pela Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV. A escolha do dia 1° de dezembro seguiu critérios próprios da ONU. A data passou a ser adotada no Brasil a partir de 1988, por meio de uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Laço Vermelho

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a doença. O projeto do laço foi criado em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queria homenagear amigos e colegas mortos e outros que estavam morrendo de aids.
Segundo afirmou Frank Moore, um dos membros do grupo, o laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.
Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. A imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

Laços de solidariedade

Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama. O amarelo passou a ser usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupado com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica.
O lilás lembra a luta contra as vítimas da violência urbana, o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes, tendo sido também adotado pela campanha contra a censura na Internet. O laço branco representa a campanha internacional “Homens pelo fim da violência contra mulher”, lançada no Canadá há vários anos.
Val Sales – valsales@pagina20.com.br

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.