Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Presidente Dilma sanciona Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos


E-mailImprimirPDF

dilma_pne_Além do investimento de 10% do PIB, o plano prevê a erradicação do analfabetismo

Diversos debates e audiências públicas envolvendo sindicalistas e gestores da educação estadual e municipal foram realizados

Sem vetos, o Plano Nacional de Educação (PNE) foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff na noite da última quarta-feira, 26, em Brasília. Proposto pelo executivo ao congresso no ano de 2010, o PNE, como é conhecido, estabelece 20 metas e estratégias para o setor  nos próximos dez anos. Entre elas, um investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país na educação.
No Acre,  diversos debates e audiências públicas envolvendo sindicalistas e gestores da educação estadual e municipal foram realizados   quando da elaboração plano.
Além do investimento de 10% do PIB, o plano prevê a erradicação do analfabetismo e universalização da educação infantil (crianças de 4 e 5 anos), do ensino fundamental(6 a 14 anos) e do ensino médio, (15 a 17 anos).  A presidente do Sinplac, Alcilene Gurgel acredita em avanços no setor educacional do estado  com a aprovação do novo plano.
Segundo o secretário estadual de educação, Marco Antonio Brandão, uma das metas do PNE é a ampliação da oferta de educação infantil em creches, que deverá atender mínimo de 50% das crianças de até três anos.
Ao final dos dez anos de vigência do plano, os brasileiros deverão ser alfabetizados, no máximo, até os seis anos. O plano determina também que 50% das escolas públicas deverão oferecer educação em tempo integral, a fim de atender pelo menos 25% de todos os alunos da educação básica.
http://www.oriobranco.net/component/content/article/29-destaque/38755-presidente-dilma-sanciona-plano-nacional-de-educacao-para-os-proximos-dez-anos.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.