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'Tráfego somente em necessidade extrema', alerta Dnit sobre BR no AC

Empresário estima prejuízo de 40% devido às condições da rodovia.
‘Não dá para viajar tranquila', diz passageira sobre BR-364.

Taís NascimentoDo G1 AC
Trecho entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul foi parcialmente interditado; Dnit afirma que uma empresa foi contratada para os reparos (Foto: Divulgação/Dnit)Trecho entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul foi
parcialmente interditado no dia 18
(Foto: Divulgação/Dnit)
A BR-364, única rodovia que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, distante 648 quilômetros da capital, apresenta condições quase intrafegáveis, causando até a interdição parcial da pista. O superintente do Departamento de Infraestrutura de Transportes no Acre e Rondônia (Dnit), Fabiano Cunha, orienta que a população só utilize a via em caso de necessidade extrema.
“As pessoas têm que entender também que no período de chuva, nesse inverno rigoroso, não dá pra fazer trabalhos significativos. Nós preocupamos com a condição dessa viagem. A gente recomenda que a população só utilize a BR-364 em caso de necessidade extrema”, destaca.
Até chegar em Cruzeiro do Sul, o percurso passa por Sena Madureira, Feijó e Tarauacá. Para as empresas que lucram com o transporte rodoviário, o prejuízo por conta das condições da BR tem sido um dos grandes obstáculos enfrentados pelos empresários. O gerente de uma dessas empresas, Francisco Virgulino, estima prejuízo de até 40% nas vendas de passagens depois que uma cratera se abriu no trecho entre Taraucá e Cruzeiro do Sul.
Ele disse ainda que a recomendação do Dnit reforça essa redução. “A demanda de pessoas diminuiu bastante depois que o Dnit disse isso. O pessoal já tem medo da BR, com o apartamento da via, o medo aumenta. As pessoas que ainda viajam são aquelas que precisam muito mesmo, que não têm condições de pagar passagem de avião”, diz.
O gerente falou ainda que a duração da viagem aumentou 14 horas. O trecho entre Cruzeiro do Sul e capital exigia cerca de 10 horas para ser concluído. Nesse período, com os problemas apresentados pela BR, essa viagem dura 24 horas.
“Tivemos até que diminuir o quadro de pessoal, porque a demanda diminuiu e os gastos com manutenção aumentaram. As horas extras também aumentaram por conta da demora da viagem”, destaca.
Gerente de outra empresa que atua na área, Adão Aquino diz que os ônibus acabam quebrando, o que aumenta ainda mais o prejuízo. "A gente tem muito gasto com para-choques e a procura por passagens não é suficiente. Depois que o Dnit disse que era melhor evitar o tráfego, deixou a gente no prejuízo", lamenta.
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Passageiros relatam medo em viagem feita pela BR-364, que liga Rio Branco a outros municípios  (Foto: Taís Nascimento/G1)Passageiros relatam medo em viagem feita pela BR-364, que liga Rio Branco a outros municípios (Foto: Taís Nascimento/G1)
O passageiro Damião Amil, de 22 anos, conta que as condições da BR-364 são péssimas. Ele diz que se a rodovia chegar a ser fechada, vai prejudicar a vida de muita gente. “A BR está péssima. O Dnit disse que seria melhor que não houvesse tráfego nela, mas tem muita gente que precisa e não tem outro meio. Mas, se continuar do jeito que está, é melhor fechar ou acabar de vez", reclama.
Naira Sabino de Matos,de 19 anos, diz que tem medo de viajar pela BR-364, mas afirma que precisa fazer a viagem, mesmo com a estrada oferecendo más condições. “Fico com medo de viajar pela BR, mas a gente é quase que obrigada, porque uma passagem de avião é muito cara. Tem horas que parece que o ônibus vai virar e a gente fica muito apreensiva com o que vai acontecer. Não dá para viajar tranquila", pontua.
Entenda o caso
O trecho da BR-364, cerca de 7 km antes do Rio Gregório, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul, precisou ser parcialmente interditado após a abertura de uma cratera. A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no dia 18. O órgão garantiu que uma empresa já foi contratada para a realização dos reparos, mas alertou a população quanto a questão da trafegabilidade na via.

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