Dnit inicia obras na BR-364 entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul
Governo federal liberou R$ 78 mi para recuperação emergencial da rodovia.
Serviços devem ser concluídos até dezembro, diz superintendente do órgão.
As obras na BR-364, entre os municípios de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, iniciam a partir desta semana. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) serão recuperados neste primeiro momento 47 quilômetros divididos em quatro lotes.
Os trabalhos serão realizados todos os dias e devem ser concluídos até dezembro de 2015. O governo federal autorizou, na sexta-feira (28), a liberação de R$ 78 milhões para a recuperação emergencial da rodovia.
Segundo o superintendente regional do órgão, Robson Loures, a recuperação emergencial ocorre nos trechos mais críticos entre Sena Madureira, município distante de 145 km da capital e o Rio Liberdade, em Cruzeiro do Sul. Para o restante da estrada, o Dnit reforçou os contratos para realizar uma ação de recuperação e manter toda a rodovia com trafegabilidade para o próximo período chuvoso.
"No contrato das obras emergenciais o prazo para conclusão é de seis meses, mas esperamos que estejam concluídas em dezembro. O restante da estrada, são contratos continuados de manutenção constante", explica Loures.
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O superintendente diz ainda que nos trechos que serão trabalhados de forma emergencial será colocada uma base de macadame. Segundo Loures, apesar do custo ser maior, essa tecnologia dura muito mais que a utilizada anteriormente na BR.
"A parte estrutural da rodovia precisava ser arrumada todos os anos por conta do material usado. Com essa técnica que vamos utilizar, esse trabalho só vai precisar ser feito novamente daqui há mais ou menos dez anos", explica o superintendente.
Em entrevista ao G1 em junho de 2015, o Dnit chegou a criticar as condições da BR-364 no Acre e disse que a reconstrução só seria feita em 2016. De acordo com o supervisor do órgão no Acre, Thiago Caetano, os problemas na rodovia se estendiam ainda mais, chegando até o Rio Liberdade, próximo ao município de Cruzeiro do Sul. Ele explicou que o Dnit assumiu a rodovia somente no final do ano passado. Antes disso, a via era de responsabilidade do governo do estado.
"Não imaginávamos que iríamos assumir a rodovia em condições tão precárias. Entramos para trabalhar nela em fevereiro deste ano, no meio do inverno, e ela já estava nessas condições, com muitos pontos de atoleiro e erosões. Até hoje, ainda está chovendo muito lá. Devido às chuvas, não tem como mexer com asfalto, estrutura de pavimento", disse o supervisor, que afirmou que a rodovia precisa ser reconstruída, pelo menos na parte mais crítica.