Motoristas reclamam da falta de manutenção em estradas do AC e Dnit afirma que obras estão sendo retomadas
Órgão garantiu que já tem os recursos e que obras de recuperação das rodovias federais foram retomadas. Para 2018, investimento é de R$ 185 milhões.
Por Luizio Oliveira e Iryá Rodrigues, Jornal do Acre 2ª Edição, Rio Branco
Quem trafega pelas estradas federais e estaduais no Acre
reclama da falta de manutenção e dos constantes perigos de acidentes e
assaltos. A Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transporte (Dnit) garantiu que o órgão já têm os recursos para a retomada das
obras de recuperação nessas rodovias.
Conforme o superintendente do Dnit,
Thiago Caetano, no ano passado, o departamento recebeu R$ 130 milhões de
investimentos para as rodovias federais acreanas. Este ano, o repasse foi R$
185 milhões. Na BR-317, que liga Rio Branco a Brasiléia e Brasiléia a Assis
Brasil, as obras já começaram.
Viajar por essas estradas que cortam
o estado, não tem sido fácil para o motorista Wescley Morais. Devido à
profissão, ele precisa pegar a estrada com frequência e, por isso, conhece
todas as dificuldades do caminho. “É muito buraco, muito mesmo. No inverno,
abriu mais ainda. Piorou cerca de 80%”, disse.
O caminhoneiro Carlos Aguinaldo diz
que além dos transtornos dos buracos, há também os riscos de assaltos na
estrada, por conta das reduções de velocidade nos pontos críticos.
“Eles [bandidos] abrem a porta do
baú, quebram o cadeado e você andando de primeira e segunda nos buracos, eles
fazem o roubo da carga. Vão jogando a carga para o meio da estrada. Isso porque
estamos em uma velocidade de 10 a 20 quilômetros por hora, então, fica fácil
para eles fazerem isso”, afirmou.
Ainda de acordo com o superintendente do Dnit, na
BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, as obras devem iniciar ainda
esse mês. Os pontos mais críticos ficam entre os municípios de Sena Madureira e
Tarauacá.
“Hoje [segunda, 4] ainda a empresa
está iniciando os trabalhos. Estamos programando inicialmente uma frente grande
de trabalho entre os rios Tauari e Liberdade, quem é da região sabe que é o
pior trecho. Então, vamos iniciar pelo pior trecho. Inicialmente, um serviço de
regularização, preparando a rodovia para, em seguida, vir a restauração com a
base nova e revestimento”, afirmou Caetano.
Conforme o superintendente, na
BR-317, os trabalhos de melhoria e recuperação de via estão entre as cidades de
Capixaba e Brasiléia, e as obras seguem durante todo o ano.