Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Paciente cirurgiada é obrigada a deitar no chão do PS e acompanhante desabafa: “Tratada igual cachorro”

"Elas tem muitos problemas, não pode ficar aqui no chão como um cachorro. Tem outros lugares aqui, mas deixaram ela no chão", diz uma amiga da paciente.


A paciente identificada pelo nome de Terezinha, de 45 anos, cardiopata e que realizou um procedimento pulmonar, mesmo no pós-operatório, teve que deitar em uma colchão improvisado no chão do Pronto Socorro de Rio Branco por falta de leitos.
Um vídeo foi enviado à reportagem da Folha do Acre pela sobinha da paciente que afirmou que demorou 3 dias para que a sua tia recém-cirurgiada conseguisse um leito. “Ela só conseguiu depois da intervenção de uma pessoa”, diz.
Uma outra acompanhante que aparece no vídeo afirmou que mesmo com outras macas na sala a paciente ficou no chão enquanto aguardava atendimento.
“Elas tem muitos problemas, não pode ficar aqui no chão como um cachorro. Tem outros lugares aqui, mas deixaram ela no chão”, diz.
O diretor do Pronto Socorro, Areski Penici, afirmou que dois fatores ainda geram este tipo de desconforto dentro do setor de observação, sendo a grande demanda de pacientes e a falta de atenção de alguns profissionais.
“A grande demanda, com um número ainda muito grande de pacientes sendo atendidos diariamente. Tem ainda presente a falta de atenção de alguns profissionais que deixam de cumprir o seu papel ético que é cuidar das pessoas”, diz.
Areski afirmou que a paciente conseguiu o leito e que a direção tem trabalhado para que problemas como este não ocorra mais.
“Posso afirmar que estamos trabalhando arduamente para oferecer um atendimento cada vez melhor para a população acreana, tanto que em menos de 3 meses revertemos um cenário onde pacientes eram atendidos em corredores para um onde os pacientes permanecem dentro da observação. Como a rotatividade de pacientes é alta e os leitos liberados e ocupados de maneira muito dinâmica, a paciente em questão está devidamente acomodada na maca 9 da observação”, diz.
folha do acre

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.