Procon recebe quase mil reclamações de consumidores sobre contas de energia no Acre
Somente entre setembro e agosto o órgão recebeu 410 reclamações sobre aumento nas contas. Direção da distribuidora diz que não houve aumento abusivo e sim bandeira tarifária.
G1-AC
O Procon-AC recebeu 951 reclamações de
consumidores insatisfeitos com as contas de energia elétrica no estado do Acre
desde janeiro até esta terça-feira (1º), segundo dados do Sistema Nacional de
Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) repassados ao G1.
A reportagem entrou em contato com a
concessionária de Energia Elétrica (Energisa), mas até a esta publicação não
obteve resposta.
Conforme o levantamento, somente
entre os meses de agosto e setembro deste ano o órgão recebeu 410 reclamações
sobre aumento nas contas, sendo 167 em agosto e outras 243 em setembro.
O diretor-presidente do Procon-AC,
André Gil, informou que a maior queixa dos consumidores que procuram o órgão é
com relação aos valores cobrados nas contas, que chegaram até a dobrar nos
últimos meses. Segundo ele, o consumidor já sai do local com a denúncia
formalizada e com um contato feito com a distribuidora de energia, Energisa.
“A grande reclamação é relacionada ao
aumento, às vezes dobrando e até triplicando o valor do consumo de energia
elétrica. Então, o Procon vai checar para saber se há ou não abusividade. Por
isso que é importante o consumidor que se sentir lesado em seus direitos
procurar o Procon, porque isso vai ser investigado caso a caso”, disse o
diretor.
Quem tiver interesse em procurar o
Procon para formalizar uma reclamação, o órgão atende na OCA, das 7h30 às
15h30. “Se for o caso de energia, é bom que o consumidor vá munido da conta,
além dos documentos pessoais para que nossos atendentes possam formalizar a
reclamação”, explicou.
Após receber a reclamação, Gil
afirmou ainda que o Procon entra em contato com a empresa fornecedora de
energia elétrica.
“A gente formaliza a reclamação,
tenta entrar em contato com a fornecedora de energia e o consumidor sai de lá
com uma resposta. Caso nós não resolvamos no âmbito do Procon, a gente
encaminha para o juizado especial”, complementou Gil.
Energisa nega
aumento
Em reunião na Assembleia Legislativa
do Acre, na quarta-feira (25), o diretor comercial Energisa, Ricardo Xavier,
afirmou que não existe aumento na energia e sim a bandeira tarifária vermelha,
estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desde o mês de
agosto. Segundo ele, o consumidor deve “controlar” seu consumo para ter a
redução na conta.
O gestor disse ainda que se qualquer
consumidor tiver alguma dúvida basta entrar em contato com a Energisa.
A Comissão Parlamentar de Inquérito
(CPI) que investiga possíveis irregularidades nas contas de energia no
Acre pediu ajuda do Ministério
Público para fazer perícia nos relógios eletrônicos de
algumas unidades consumidoras do estado.
Protesto de
consumidores
Com cartazes, gritos de indignação 'a
Energisa me roubou', batuques em panelas e vuvuzelas, consumidores ocuparam o prédio
da distribuidora de energia Energisa, em Rio Branco, no último
dia 26, para protestar contra o aumento nas contas de luz. Eles reclamavam de
reajustes de até 60% no valor dos talões que chegaram a partir do mês de
setembro.