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Procon recebe quase mil reclamações de consumidores sobre contas de energia no Acre


Somente entre setembro e agosto o órgão recebeu 410 reclamações sobre aumento nas contas. Direção da distribuidora diz que não houve aumento abusivo e sim bandeira tarifária.

G1-AC
 Desde janeiro deste ano, Procon-AC recebeu quase mil reclamações sobre contas de energia elétrica — Foto: Marcos Vicentti/Secom
O Procon-AC recebeu 951 reclamações de consumidores insatisfeitos com as contas de energia elétrica no estado do Acre desde janeiro até esta terça-feira (1º), segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) repassados ao G1.

A reportagem entrou em contato com a concessionária de Energia Elétrica (Energisa), mas até a esta publicação não obteve resposta.

Conforme o levantamento, somente entre os meses de agosto e setembro deste ano o órgão recebeu 410 reclamações sobre aumento nas contas, sendo 167 em agosto e outras 243 em setembro.

O diretor-presidente do Procon-AC, André Gil, informou que a maior queixa dos consumidores que procuram o órgão é com relação aos valores cobrados nas contas, que chegaram até a dobrar nos últimos meses. Segundo ele, o consumidor já sai do local com a denúncia formalizada e com um contato feito com a distribuidora de energia, Energisa.

“A grande reclamação é relacionada ao aumento, às vezes dobrando e até triplicando o valor do consumo de energia elétrica. Então, o Procon vai checar para saber se há ou não abusividade. Por isso que é importante o consumidor que se sentir lesado em seus direitos procurar o Procon, porque isso vai ser investigado caso a caso”, disse o diretor.

Quem tiver interesse em procurar o Procon para formalizar uma reclamação, o órgão atende na OCA, das 7h30 às 15h30. “Se for o caso de energia, é bom que o consumidor vá munido da conta, além dos documentos pessoais para que nossos atendentes possam formalizar a reclamação”, explicou.

Após receber a reclamação, Gil afirmou ainda que o Procon entra em contato com a empresa fornecedora de energia elétrica.

“A gente formaliza a reclamação, tenta entrar em contato com a fornecedora de energia e o consumidor sai de lá com uma resposta. Caso nós não resolvamos no âmbito do Procon, a gente encaminha para o juizado especial”, complementou Gil.

Energisa nega aumento
Em reunião na Assembleia Legislativa do Acre, na quarta-feira (25), o diretor comercial Energisa, Ricardo Xavier, afirmou que não existe aumento na energia e sim a bandeira tarifária vermelha, estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desde o mês de agosto. Segundo ele, o consumidor deve “controlar” seu consumo para ter a redução na conta.

O gestor disse ainda que se qualquer consumidor tiver alguma dúvida basta entrar em contato com a Energisa.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades nas contas de energia no Acre pediu ajuda do Ministério Público para fazer perícia nos relógios eletrônicos de algumas unidades consumidoras do estado.

Protesto de consumidores
Com cartazes, gritos de indignação 'a Energisa me roubou', batuques em panelas e vuvuzelas, consumidores ocuparam o prédio da distribuidora de energia Energisa, em Rio Branco, no último dia 26, para protestar contra o aumento nas contas de luz. Eles reclamavam de reajustes de até 60% no valor dos talões que chegaram a partir do mês de setembro.

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