Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Deputada Perpétua Almeida apresenta projeto para garantir 13º salário aos soldados da borracha

Perpétua afirma ter disposição para mais esta luta, assim como a anterior, sempre favorável aos direitos dos soldados.
Para Perpétua Almeida (PCdoB), seringueiros recrutados durante a II Guerra Mundial nunca receberam o tratamento que deveriam por parte do Estado brasileiro.
Soldados da Borracha
A luta em favor dos Soldados da Borracha continua. Após anos de insistência, com muito esforço, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) garantiu que o Congresso votasse, em 2014, o pagamento da indenização para os soldados e suas viúvas. À época, o Congresso não aceitou votar o 13º salário. Neste ano, no retorno para a política, Perpétua apresentou o Projeto de Lei 5842/19 para que eles recebessem a gratificação natalina, popularmente conhecida como 13º salário.
No entendimento da deputada, os seringueiros recrutados durante a II Guerra Mundial nunca receberam o tratamento que deveriam por parte do Estado brasileiro. “A dívida é eterna. Muitos morreram sem receber seus 25 mil reais. Espero que não deixem morrer o restante antes da aprovação deste novo projeto. Exigiram desses soldados muitos serviços. Muitos sequer foram avisados que a guerra havia acabado. Depois de muito esforço, conseguimos garantir o aquele pagamento de uma indenização a esses trabalhadores que viveram em condições miseráveis no pós-guerra”, lembrou Perpétua.
Para ela, apesar das negativas anteriores, “o mínimo que pode e deve ser feito em relação aos soldados da borracha é garantir o direito de recebimento da gratificação natalina”. Perpétua afirma ter disposição para mais esta luta, assim como a anterior, sempre favorável aos direitos dos soldados. “Eu nunca desisto das boas lutas e nem das ‘causas impossíveis’. Neste meu retorno para a Câmara, estarei firme para garantir que os combatentes de guerra que foram recrutados para o corte da borracha na Amazônia Brasileira possam receber o 13º salário. Negar-lhes isso é, mais uma vez, manchar a sua história”, ressaltou.


Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.