Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Coronavírus: autoridades pedem que brasileiros evitem beijos para evitar contaminação

O rei Henrique VI da Inglaterra proibiu o beijo em 1439 para combater a praga. Agora que o mundo enfrenta o coronavírus, que se espalha fora da China, algumas autoridades de saúde novamente pedem às pessoas que se abstenham de demonstrações físicas de afeto.
Epidemiologistas dizem que limitar o contato pode ajudar a retardar a marcha de uma doença que atingiu dezenas de países em apenas dois meses e matou mais de 2.700 pessoas.
Nos Estados Unidos, autoridades recomendam pensar duas vezes antes de dar abraços e “high fives” (um “toca aqui” com as palmas das mãos), enquanto franceses e italianos devem reconsiderar os beijinhos tradicionais na bochecha.
— Se o coronavírus estiver circulando em sua comunidade, é algo muito prudente — disse Michael Osterholm, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Minnesota (EUA). — É uma das poucas coisas que você pode fazer para reduzir ativamente seu risco.
Veja também: Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil
Na Itália, onde as infecções aumentam, e 11 pessoas morreram contaminadas pelo vírus que se espalha através de gotículas contidas em tosses e espirros, a população começa a seguir o conselho.
Giorgia Nigri, economista de 36 anos que mora em Roma, disse que as pessoas estão menos dispostas a dar beijos.
— As pessoas em grupos começaram a sugerir que não nos beijemos nas bochechas como saudação ou adeus — disse Nigri — Fui pega de surpresa e me chateei no começo. Mas suponho que em grupos maiores, especialmente com estranhos, faça sentido.
O Globo

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.