Projeto Sentinela da Promotoria de Justiça de Feijó de Combate a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
De acordo com o promotor de justiça de Feijó, Daisson Gomes Teles, cerca de 80% a 90% dos casos de abuso sexual e estupros praticado contra crianças e adolescentes ocorre dentro dos lares. E muita das vezes o abusador, é o pai, a mãe, o padrasto, um tio é um avó é um parente, um vizinho. E por conta dos abusadores manterem, na sua maioria das vezes, vínculos familiares com a vítima, a família se omite e não denuncia os casos. Seja por que o abusador é o mantedor da família ou até mesmo por conta dos laços de afinidades e afetividades existente por meio dos laços familiares. E até mesmo para não complicar a família, que muita das vezes evita fazer esses tipos de denúncias.
Só que quando essas crianças chegam nas escolas elas modificam seus comportamentos e os professores conseguem perceber essas modificações comportamentais por partes dessas crianças, ou seja, os alunos. Ao perceber as mudanças comportamentais os professores desses alunos, em alguns casos não procuram denunciarem.
Então, a promotoria lançou o projeto sentinela, e por meio dele está capacitando os professores para que eles identifiquem os casos de violência sexual praticado contra criança e adolescente nas escolas e estimular os mesmos a fazerem as denúncias sem identificação e sem colocar em risco sua integridade física. E a partir daí, dessas denúncias possa se dar o encaminhamento necessários para as autoridades competentes.
Desde da semana passada o promotor de justiça, está indo nas escolas da rede estadual e municipal de Feijó, onde está acontecendo o planejamento dos professores, e o promotor esta falando do projeto, realizando palestras com todos os professores, e nesta palestras e conversas, foi entregue aos professores um questionário para todos fiquem a par, por meios do questionamentos, das reais necessidades de os mesmos fazerem as denuncias de abuso sexual contra a crianças e adolescentes. E será marcado um curso de capacitação para todos os professores para que todos fiquem sensibilizados a respeito da importância das denuncias que devem serem feitas quando se depararem com casos de abusos sexual praticado contra crianças e adolescentes.