Acre pode regredir de faixa e governo alerta para possibilidade de lockdown
"Estamos mais próximos da fase laranja do que da verde, infelizmente", disse Alysson Bestene
EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET
Durante coletiva de imprensa organizada na tarde desta quarta-feira (19) pelo Governo do Estado, a partir do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), especialistas alertaram para a possibilidade de o Acre regredir de faixa no nível de risco.
SAIBA MAIS: Acre permanece na fase amarela e governo diz que Estado “não está nem próximo da verde”
Além disso, também destacaram que o governo poderá decidir por lockdown em todo o Estado, caso o número de casos e de internação sigam aumentando nas regionais.
“Estamos mais próximos da fase laranja do que da verde, infelizmente. A progressão não foi possível neste momento”, disse o secretário Alysson Bestene.
O Acre segue na faixa amarela, de acordo com o Pacto Acre Sem Covid.
O secretário de Saúde e presidente do comitê, Alysson Bestene, aproveitou para destacar que as médias de internação no sistema de saúde vêm caindo. Hoje, as vagas ocupadas de UTI variam entre 37% e 47%, já os leitos clínicos entre 36% e 45%.
Se, no cenário inicial de propagação do novo coronavírus no Acre, com a infraestrutura do sistema público de saúde existente, o risco de colapso era iminente, hoje o Estado tem como resultado dos seus investimentos um avanço promissor de sua estrutura assistencial, totalizando 90 leitos de UTI e 352 leitos clínicos especificamente destinados à Covid-19.
Ainda assim, o nível de notificações da doença não tem apresentado uma redução expressiva, com um aumento preocupante em alguns municípios, o que não garantiu a mudança de bandeira, principalmente na regional do Alto Acre.