Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Cultural: Contagem Regressiva para a Maior Festa Cultural do Vale Do Juruá





Está Chegando a Hora da Maior Festa Cultural do Vale do Juruá: O XI FESTIVAL DO AÇAÍ

Segundo o vice-prefeito e coordenador do XI Festival do Açaí, Pedro Rodrigues Cavalcante Neto, (foto) “está semana inicia-se todos os trabalhos de preparação para o XI Festival do Açaí, a partir desta segunda iniciará os trabalhos, na Rua Contorno Beira Rio, local do evento, aonde várias pessoas trabalham em ritmo acelerado para receber o público vêm participar do XI Festival do Açaí, que há muito tempo deixou de ser um simples Festival e tornou-se na maior Festa Cultural do vale do Juruá. De acordo com o coordenador, o vice-prefeito Pelé Campos a estrutura está sendo totalmente reformulada e trará muitas novidades aos participantes desse que sem sombra de dúvida será o maior e melhor festival do Açaí, já realizado no município”.
Ao todo serão mais de 40 barracas e stands, de alimentação e expositores. A programação ainda não foi lançada oficialmente, mas muitas atrações já estão confirmadas, como o show de forró sertanejo do grupo Tchê Garoto, no dia 12, Show Gospel, com a banda Trazendo a Arca, no dia 13, Show musical com a Banda Calcinha preta, no dia 14, e show musical o grupo pop romântico KLB, no dia 15. Além de rodeio, vaquejada, MotoCross, parque infantil, dentre outras atrações
Para garantir tranqüilidade e segurança todos os dias, um reforço das polícias Militar e Civil já foi solicitado ao Governo do Estado, o que representa um destacamento maior do efetivo tanto na área do festival, quanto nas proximidades.
Açai se consolida também como um dos produtos econômico de nosso município. Em média, um trabalhador da área obtém R$ 900 de renda ao mês.
Está montada toda infra-estrutura, para produção do açaí para o XI, do mesmo. Segundo o gerente de produção da agro industria de beneficiamentos de polpas de frutas, o Senhor Ocimar Farias, todos os dias são beneficiados mais de 200 litros de açaí, parte dessa produção, em sua maioria, já está sendo armazenada para atender os turísticas no XI Fstival do Açaí e outra parte é exportado para, a capital Rio Branco-Ac, dentre outras cidades e municípios vizinhos.

O Processo de Produção
Ao chegar à Agroindústria de Beneficiamentos de Frutas, os caroços do Açaí, vai área de lavagem e higienização, depois o mesmo é colocado em caixa, com água clorada, ficando em descanso por 30 minutos, ou seja, o mesmo passa por todo um processo de limpeza e higienização; depois todos os caroços, vão passar por outro processo de aquecimento, que é da fervura, aonde o mesmo é fervido em torno de 10 minutos, em torno de 70 graus Celsius, para limpa-lo e retirar as impurezas e o mesmo amoleça e a polpa se solte com mais facilidade. Só, após passar por todo este processo de limpeza e higienização para retiradas das impurezas, os caroços do açaí vão para área de produção, onde, passa por um processo de desodorização em água clorada, passando pro um pré-filtro e um filtro, a partir o mesmo é colocado na máquina e misturado com essa água tratada para ser processado e extraído o vinho, após, este processo o mesmo é peneirado para retirada do bagaço, transformando em suco grosso, também conhecido vinho, muito gosto e saboroso, tornando o açaí do município de Feijó no melhor açaí do Acre. Depois, do vinho do açaí, pronto o mesmo vai para área de embalagem, depois de embalado a vácuo, o mesmo é armazenado no túnel de resfriamento e depois o mesmo vai para a câmara fria, que tem capacidade de armazenar 40 mil litros de Açaí.
As sementes limpas são muito utilizadas para o artesanato. Quando descartadas, servem como adubo orgânico para plantas. Em Feijó, o aproveitamento dos caroços para artesanato ainda é incipiente. A falta de uma cooperativa ou associação não contribui para uma cadeia produtiva sustentável.
Em média, um trabalhador da área obtém R$ 900,00 de renda ao mês. Várias famílias estão envolvidas com a atividade, desde a extração até a fabricação do vinho nas máquinas das lojas especializadas, que chegam a venderem 300 litros ao dia, ou na Casa do Açai mantida pela Prefeitura que chega a vender mais de 6.000 litros de açaí na época de seu festival. Tornando a cidade de Feijó, a produzir o melhor açaí do estado do Acre.
Em contrapartida, a popularidade do açaí na Região Norte é tamanha que o fruto virou tema de festa anual, o denominado “Festival do Açaí”, em nosso município. Um festival que já está em sua nona edição e que a cada ano atrai mais visitantes ao município, e desta vez não foi diferente. Cerca de 30 mil pessoas, entre feijoenses e turistas acreanos, assim como de outros estados do Brasil, vêm prestigiarem o festival. Ocorre também o encontro dos feijoenses, onde antigos moradores, que não mais residem em nosso município possam retornar para visitar e rever familiares e amigos, e assim prestigiar um dos maiores eventos do interior acreano e aproveitar a diversificada programação dos quatros dias de festas.
Hotéis lotados em Feijó, assim como em nosso vizinho município de Tarauacá. Comércio aquecido pelo grande movimento de pessoas; onde são oferecidas várias opções de comidas, bebidas e grande consumo de açaí, que no primeiro festival foram consumidos cem litros, em 2007, o consumo já alcançava cinco mil litros e em 2008 seis mil litros foram consumidos; e as projeções para este é que seja consumido 8 mil litros de açaí, que já estava estocado e reservado exlusivamente para o XI Festival do Açaí. Muita gente bonita, apenas com intuito de se divertir e festa até as 4 horas da manhã.
O município de Feijó tornou-se ponto de referência quando se fala em açaí em nosso estado. Situado em ponto privilegiado onde o açaí está disponível durante todo o ano, a cidade de Feijó tem, com seu Festival do Açaí, espaço reservado no calendário de eventos oficiais do estado.
Criado em 1999, através de uma Lei de autoria do ex-vereador Gerson Meirelles, que a princípio, na realização de seu primeiro evento em 200, ainda não se tinha um estrutura própria para realização do mesmo, e o festival era realizado apenas para os moradores do município e alguns visitantes dos arredores de Feijó. Prova disso é que uma estrutura própria para comportar a realização do mesmo foi montada. A Prefeitura de Feijó visando o desenvolvimento do festival e uma melhor comodidade aos seus participantes construiu a Rua Contorno Beira Rio, na região central da cidade, às margens do Rio Envira, onde o prefeito Francimar e o prefeito Juarez Leitão mandaram aterrar uma parte da margem do Rio Envira e construiram esse espaço conhecido como Rua Contorno Beira Rio. A partir da gestão do prefeito Francimar Fernandes, a cada ano que passa o festival do Açaí vai crescendo e ganhando mais destaque. É por isso que o mesmo tornou-se o maior evento cultural do Vale do Juruá e um dos maiores do Acre.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.