Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Governador Tião Viana garante conclusão da BR-364 até o fim do ano

Em agenda em Brasília na última quarta-feira, 23, o governador Tião Viana conseguiu no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) assegurar os recursos para concluir a pavimentação da BR-364 até o fim deste ano. A presidente Dilma Rousseff se comprometeu com os recursos e quer inaugurar a estrada que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul até dezembro.

do ano passado, apenas veículos com peso bruto de até nove toneladas podem trafegar na via – Foto: Sérgio Vale
A reunião foi uma das primeiras em que o governador Tião Viana participou na visita a Brasília. Ele se encontrou com o diretor-geral do DNIT, general Jorge Fraxe, que garantiu o compromisso não só com a BR-364, mas também de iniciar ainda no verão amazônico deste ano a construção da ponte sobre o Rio Madeira ao longo da BR-364, que liga Rio Branco a Porto Velho (RO).
O governador Tião Viana foi acompanhado na extensa agenda pelo senador Aníbal Diniz, os secretários Márcio Veríssimo, do Planejamento; Daniel Zen, da Educação; e da Suely Melo, da Saúde, além do diretor-geral do Deracre, Ocírodo Junior, e o diretor do diretor do Depasa, Felismar Mesquita.
Segundo Aníbal Diniz, “Foi uma agenda extremamente produtiva, porque em apenas um dia andando pelos ministérios em Brasília com o governador Tião Viana conseguimos do Ministério do Planejamento o anúncio da contratação de 6.348 casas da Cidade do Povo; tratamos com Márcio Zimerman, do Ministério de Minas e Energia, da nova licitação para o Linhão de Sena [Madureira] a Cruzeiro; na Educação e na Saúde conseguimos escolas e UPA para a cidade do povo, e no DNIT nós tratamos das obras de conclusão da BR-364 e do projeto de recuperação dos trechos que precisam de reparos, além dos Ministérios das Cidades e Integração. Posso afirmar que tivemos um dia produtivo, com as autoridades federais solidárias e respeitosas para com os pleitos do Estado do Acre”.
Em outubro de 2011 o governador Tião Viana anunciou que a BR-364, no trecho que liga Rio Branco até Cruzeiro do Sul, não fecharia mais para o tráfego de veículos, mesmo durante período de inverno amazônico. Desde então, a rodovia, tem registrado crescentes índices de veículos trafegando, incluindo de carga. A estrada é um dos maiores desafios de engenharia do Brasil e demorou muitos anos para ser concluída e ficar aberta o ano inteiro. Com os recursos garantidos, sua pavimentação será concluída e muitos trechos serão recuperados devido ao seu desgaste durante o inverno rigoroso.
Desde o fim do ano passado o diretor-presidente do Deracre, Ocírodo Júnior, observa que o órgão autoriza apenas veículos com peso bruto de até nove toneladas trafegarem na via. “Também é permitido o trafego de caminhões com cargas de até 400 botijas de gás, caminhões que transportes entre 10 mil litros e 12 mil litros de combustível, e os ônibus estão liberados a trafegar desde que os passageiros transportem até 23 quilos de bagagem [cada]“, detalhou Ocírodo Júnior.
Para a pavimentação, enquanto o período de verão amazônico não chega, a empresa responsável pelas obras já começa a fazer a aquisição e armazenagem dos insumos necessários para os trabalhos. A brita, por exemplo, será transportada via fluvial, por meio de balsas, aproveitando que os rios da região estão cheios, o que facilita a navegação. Já o cimento será transportado via terrestre, respeitando os limites de carga da pista.

 http://www.pagina20.net/destaque-principal-flash/governador-tiao-viana-garante-conclusao-da-br-364-ate-o-fim-do-ano/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.