Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Concursos públicos provisórios serão investigados pelo Ministério Público no Acre

Representantes de dez categorias profissionais do Acre enviaram ofício à procuradora-geral de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo pedindo providências, entre as quais, a realização de uma audiência pública para discutir problemas relacionados à realização dos concursos públicos provisórios realizados pelo estado e municípios.

Nesta quarta-feira (27), o Ministério Público Estado do Acre (MP/AC), por intermédio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social  instaurou um procedimento preparatório para apurar possíveis irregularidades.

A investigação foi aberta depois que sindicatos e entidades de classe que representam trabalhadores de diversas áreas denunciaram a não realização de concursos públicos efetivos em razão dos sucessivos processos seletivos simplificados adotados pelos gestores públicos para o preenchimento de cargos.

A PGJ distribuiu a demanda para a promotor Adenilson de Souza, titutar da Promotoria do Patrimônio, que vai investigar se existem práticas abusivas na contratação de servidores. “O Ministério Público reconhece que a reivindicação é legítima e que tem respaldo na Constituição Federal. A procuradora-geral pediu prioridade para esse caso”, garantiu.

Adenilson de Souza explica ainda que os processos que selecionam candidatos por meio de análise curricular para cargos provisórios são legais, desde que tenham a intenção de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. O procedimento preparatório pode durar até 90 dias, quando serão feitas a juntada de documentos e a expedição de ofícios para os gestores informando sobre a existência do referido procedimento. Após esse prazo, conforme as informações colhidas, o MP/AC deverá emitir uma recomendação, instaurar um inquérito civil ou ajuizar uma ação civil pública.

(Por Assessoria do MPE/AC)

 http://www.pagina20.net/destaque-principal-texto/concursos-publicos-provisorios-serao-investigados-no-acre/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.