Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Cheia do Rio Acre pode comprometer abastecimento de água em Rio Branco

Problema pode ocorrer se rio chegar a 18,31 m, diz governador Tião Viana.
Em medição das 14h, desta terça (3), águas chegaram à marca de 18,15 m.

Caio FulgêncioDo G1 AC
Moradores caminham por rua alagada de Rio Branco  (Foto: Aline Nascimento/G1)Moradores caminham por rua alagada de Rio Branco (Foto: Aline Nascimento/G1)
A cheia histórica do Rio Acre, em Rio Branco, também pode afetar o sistema de captação de água, disse o governador do estado, Tião Viana, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (3). Ele afirmou que, caso as águas cheguem à cota de 18,31 metros, principalmente o sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água (ETA) pode ficar comprometido. Em medição das 14h, o nível do rio chegou a 18,15 metros.
Viana explicou que, apesar do risco, medidas emergenciais devem ser tomadas, como a elevação do sistema elétrico. "Se chover o previsto, corremos o risco de ver comprometida a captação de água até a noite de hoje ou até amanhã [quarta-feira, 4]. A captação pode estar ameaçada em 18,31 metros. Estamos tentando achar uma alternativa, como subir o sistema elétrico. No nível da água em si, ainda tem uns 46 cm, mas o sistema elétrico não aguenta. Será o maior problema que temos enfrentado até agora", diz.
Governador Tião Viana, nesta terça-feira durante coletiva (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Governador Tião Viana, nesta terça (3), disse que
captação de água pode ser prejudicado
(Foto: Caio Fulgêncio/G1)
O governador reiterou ainda que a situação é vista com apreensão, uma vez que a previsão é de que, na quarta-feira (4), o Rio Acre chegue a 18,30 metros. "A previsão é que possa chegar até 18,30 metros se chover o que está previsto para hoje. Então, é uma situação muito difícil", acrescenta.
A cheia na capital já desabriga mais de 7,7 mil pessoas e afeta 71 mil diretamente em cerca de 40 bairros afetados. Pelo menos 29 abrigos foram montados para receber as vítimas. Para ajudar na remoção das famílias que continuam nos bairros, o Corpo de Bombeiros pede ajuda de proprietários de barcos. Quem quiser ser voluntário pode ser dirigir ao quartel, na Estrada da Usina, 669, Morada do Sol, ou entrar em contato pelo número (68) 9991-2062.
Trânsito
O Centro de Rio Branco foi interditado nesta terça-feira (3). Pelo menos seis ruas foram fechadas por precaução. A Quarta Ponte, que liga o primeiro ao segundo distrito, também foi interditada. Somente na Terceira Ponte, na Via Verde, está com o fluxo mantido.

As ruas que foram interditadas são: Avenida Ceará com a Avenida Getúlio Vargas, Rua Marechal Deodoro, Floriano Peixoto com a Rio Grande do Sul, Avenida Brasil e Benjamin Constant. Com o avanço das águas, a energia precisou ser desligada no calçadão da Rua Benjamin Constant, Mercado Azizz Aboucater, Aureliano Cirilo e pensões Raimundo de Melo.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.