Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Juventude X Educação: Briga no Cerb expõe qualidade do Ensino Público

140416-cotidiano-alunos-tvgazeta
Juventude fascinada por tudo, menos pelo estudo
Na tarde de quarta-feira (14), uma confusão generalizada aconteceu no pátio da escola Barão do Rio Branco, o Cerb. Cenas registradas por celular mostram, em dado momento, um estudante sendo atingido por um chute e cai. Tamanha violência do golpe, o jovem desmaia.
A confusão teria sido causada por disputa do grêmio estudantil. As imagens não mostram em nenhum momento funcionários da escola se mobilizando para separar os brigões. O registro não é mais novidade. A violência está fazendo parte da rotina escolar.
Reagir a esse problema no ambiente que mais deveria prezar pela Educação é um desafio para o poder público. Segundo o secretário de Estado de Educação, Marco Brandão, a violência perpassa os muros das escolas.
“Os conflitos humanos sempre existiram. Nós somos uma instituição educativa e estamos trabalhando construindo projetos e programas para educação das pessoas para que convivam respeitosamente em sociedade”, disse.
E justamente um dia depois das cenas de violência na escola Cerb, a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SepMulheres) lançaram uma nova campanha.
"Quem ama abraça fazendo escola" tem o objetivo de mobilizar a comunidade a partir do ambiente estudantil, para a mudança de paradigmas e desconstrução de preconceitos que geram violência de gênero.
“Indo na raiz do problema nós vamos nos deparar com valores equivocados da supremacia masculina sobre o feminino, ou seja, de uma sociedade baseada nos pilares do machismo, do racismo, preconceito. É preciso desconstruir essa mentalidade e isso é um processo educativo”, disse a secretária da Sep Mulheres, Concita Maia.
A campanha vai promover diversas atividades para debater o tema, como projeção de filmes e rodas de conversa. O projeto piloto escolheu três escolas públicas de Rio Branco, com maior índice de violência contra a mulher.
As ações começam a partir das escolas Lourenço Filho, Berta Vieira e Lindaura Leitão e não a tem prazo para encerrar. O estudante Thiago Santos, aluno do segundo ano do Ensino Médio da Escola Lourenço Filho lamenta que sua comunidade esteja no pico dos indicadores da violência.
Para o estudante, a sociedade precisa mudar o conceito sobre as mulheres e a campanha pode ajudar nesse sentido. “Essa galera nova está formando seu caráter, precisa que pessoas mais velhas com experiência mostrem o certo e o errado. Os pais também precisam se conscientizar em dar bons exemplos aos filhos”, disse.
A campanha “Quem ama abraça fazendo escola” é uma iniciativa da Rede de Desenvolvimento Humano, do Instituto Magna Mater e o Ministério da Mulher. A proposta já foi criada em 2011 e abraçada por vários estados do país.
agazeta.net

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.