Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

No AC, ‘Picasso’ do Juruá aprendeu a desenhar vendo vídeos no YouTube

Pedro Vale, de 18 anos, sonha em ser arquiteto e ajudar família.
‘Minha mãe reclamava porque pintava as paredes da casa’, conta.

Adelcimar CarvalhoDo G1 AC

Jovem diz que gosta de desenhos realistas e quer se aprimorar  (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)Jovem diz que gosta de desenhos realistas e quer se aprimorar (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)













No começo tudo não passava de um passatempo, depois o estudante Pedro Marcelo Vale, de 18 anos, começou a se aprimorar e se tornou famoso na região em que vive como “Picasso” do Juruá. O jovem artista de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, divide seu tempo entre a escola e a pintura, que vende aos amigos garantindo uma renda extra.
"Comecei a desenhar desde pequeno. Minha mãe reclamava por que pintava as paredes da casa. Depois de 2014, passei a me interessar por desenhos realistas. As pessoas foram começando a gostar e hoje percebo que a cada desenho descubro que vou evoluindo”, conta o estudante, que aprendeu as técnicas vendo vídeos no YouTube.
Avó e mãe de criação do rapaz, a aposentada Marlene Marçal Cândido, de 68 anos, fala com orgulho sobre a trajetória dele. “Ele desenhava e não sabia combinar as cores. Chorava e me pedia ajuda. Dizia que não podia ajudar, pois não sabia de nada. Com o passar do tempo, ele foi tomando gosto pelos desenhos e hoje vive desenhando e ganhando já um dinheirinho que o ajuda a comprar seus materiais”, conta.
Jovem quer aprimorar técnicas de desenho e dar uma futuro melhor para sua família  (Foto: Pedro Vale/Arquivo pessoal)
Jovem quer aprimorar técnicas de desenho e dar
um futuro melhor para sua família
(Foto: Pedro Vale/Arquivo pessoal)
A mulher, porém, lamenta não poder contribuir mais. “Meu neto é muito inteligente. Só não sou mais orgulhosa, porque não posso ajudar ele. Lamento não poder colocar ele para estudar num lugar onde possa fazer cursos e aprimorar sua arte. Não sei se existe curso para esse tipo de coisa que ele desenha, mas gostaria muito de ajudar”, comenta.
O professor do jovem na Escola Flodoardo Cabral, Aldemir Maciel, é outro que acredita no potencial de Vale. "O 'Picasso' é um artista nato, tem várias facetas, se destaca na música, teatro, dança e artes visuais e é com essa última que está encantando a todos. O trabalho que ele faz desenhando rostos é perfeito”, garante. 
Homem-Aranha dsenhado em 3D pelo jovem estudante em Cruzeiro do Sul  (Foto: Pedro Vale/Arquivo pessoal)Homem-Aranha dsenhado em 3D pelo jovem estudante em Cruzeiro do Sul (Foto: Pedro Vale/Arquivo pessoal)
Para desenhar, o jovem usa grafite, cotonetes, papel toalha, lápis HB e 8B, lápis de cor profissional e outros itens. Para comprar o material ele vende os desenhos que faz. “O material que uso, não é vendido aqui na cidade. Tenho que buscar pela internet. Hoje vendo meus trabalhos entre R$ 80 e R$ 120 reais. Faço os desenhos em dois ou três dias, pois divido meu tempo entre a escola e a pintura. Tem ainda o fato do desenho ser um pouco entediante”, diz.
Para o futuro, ele pensa em se aprimorar. "Hoje quero levar essa arte para a vida. Pretendo cursar arquitetura e quem sabe me tornar um pintor profissional. Tenho uma meta, penso em me tornar arquiteto e desenhista e proporcionar um futuro melhor para minha família", finaliza esperançoso.
Desenhos são vendidos de R$ 80 a R$ 120 em Cruzeiro do Sul  (Foto: Pedro Vale/Arquivo pessoal)Desenhos são vendidos de R$ 80 a R$ 120 em Cruzeiro do Sul (Foto: Pedro Vale/Arquivo pessoal)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.