Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Homem é condenado a seis meses de detenção por violência doméstica

Ainda pagará indenização por danos morais nos termos do artigo 387, IV, do Código de Processo Penal.
Resultado de imagem para imagens de agressoes contra mulheres
O Juízo da Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco julgou procedente o pedido formulado na denúncia do Processo n° 0800462-92.2015.8.01.0001, para condenar o réu J. A. A.V. a seis meses de detenção em regime inicialmente aberto por lesão corporal e ameaça contra sua companheira, conforme nas penas do artigo 129, § 9.º e 147, ambos do Código Penal.
Na decisão, publicada na edição n° 5.918 do Diário da Justiça Eletrônico (fls. 45-47), a juíza de Direito Shirlei Hage, titular da unidade judiciária, estabeleceu ainda o pagamento mínimo de indenização por danos morais no valor de R$ 1.874, nos termos do artigo 387, IV, do Código de Processo Penal.
Entenda o caso
O episódio denunciado ocorreu no bairro Esperança da capital Acreana, em que o réu, sob influência de álcool, bateu, chutou e ameaçou de morte sua companheira ao chegar de madrugada e vê-la com sua prima experimentando roupas novas.
Segundo a inicial, ele teria concluído que elas iriam sair e reagiu de forma desproporcional, por ser possessivo. A situação ficou sob controle apenas com intervenção policial.
Em seu turno, o acusado pleiteou pela absolvição, sob o fundamento de que não restou comprovada a autoria e materialidade dos crimes de ameaça e lesão corporal.
Decisão
A juíza de Direito ressaltou que os depoimentos em Juízo reiteram a versão dos crimes descritos pelo Parquet. O réu apesar de negar as lesões, assume que pegou a mulher pelo braço, amenizando sua conduta agressiva. Ele negou as ameaças de morte, mas se contradisse ao assumir que falou besteira por estar bêbado. Então, o Juízo reconheceu a versão da vítima.
Hage destacou o seguinte trecho do depoimento do agressor. “Eu achava que ela estava tendo contato com outra pessoa. Quando pedi o celular, ela não quis me dar e desligou o telefone. Porque eu precisava ver pra ter uma confirmação. Aí ela quis correr e eu peguei ela pelo braço. Quando eu peguei ela pelo braço ela fez um escândalo porque ela sabia que eu ia ver coisa que não era pra eu ver”.
A magistrada evidenciou que o réu, em seu depoimento, transfere a culpa dos atos para a personalidade forte da vítima e argumenta que ela dava motivos para sua desconfiança. “A justificativa não condiz com o pelo conjunto probatório colacionado, na qual se pode constatar claramente que as agressões de fato ocorreram e foram cometidas pelo réu aqui investigado”, prolatou.
A ofensa física está comprovada nos autos por meio do Boletim de Ocorrência e Laudo de Exame de Lesão Corporal. Após três anos de convivência se separaram e a vítima não reatou com o réu.
Na dosimetria foi avaliado que as circunstâncias do delito são desfavoráveis, pois o réu bateu na vítima em via pública, por não aceitar que a vítima saísse com sua prima. Da mesma forma, as consequências do crime foram graves, uma vez que causaram grande dor e vexame para vítima.
A magistrada apontou, por fim, que a conduta do réu trouxe terror para a vítima, que demonstra em seu comportamento medo quando alguém se aproxima em decorrência do abalo psicológico, o que justifica a necessidade de indenizar. “Durante a instrução, a vítima ao ser ouvida, demonstrou a extensão de seu temor”, concluiu.
A juíza de Direito concedeu ao acusado o direito de recorrer em liberdade.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.