Emissão de CNH digital é grátis no Acre; mais de 800 já possuem registro

A menos de dois meses do fim do prazo para a retirada obrigatória da versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pouco mais de 800 condutores acreanos solicitaram o documento. Os dados foram informados no início desta semana pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Sepro). A obrigatoriedade da CNH digital começa em 1º de julho.
Por aqui, a emissão do registro é gratuita. Para solicitar, o motorista deve ter a CNH impressa no formato mais atual, com o QR Code, um código que pode ser lido por aparelhos eletrônicos, entre eles celulares. Quem tiver o modelo antigo, precisará renovar o documento. O serviço custa R$ 67,84, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Também é possível emitir uma segunda via da carteira. Para isso, o condutor vai ter que desembolsar R$ 48,82.
Com a CNH renovada, é necessário fazer cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), na área Portal de Serviços. Depois, é preciso ir até o Detran onde foi emitida a carteira impressa para confirmar todos os dados. Há a opção de fazer o processo online por meio de um certificado digital, mas que tem custos. Com o cadastro concluído, basta acessar as lojas de aplicativos para baixar o software com a versão digital da carteira.
O documento digital de motorista pode substituir a versão impressa em todas as situações, inclusive em blitzes. A CNH tradicional deve ser guardada para possível uso posterior.
pagina20.net
