Deputados aprovam projeto e Espanhol se torna disciplina obrigatória nas escolas acreanas
Os deputados estaduais do Acre aprovaram na tarde desta terça-feira (14) o projeto de lei que torna obrigatório a disciplina de espanhol nas escolas públicas do estado. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares.
A oferta do Espanhol deixou de ser obrigatória para se tornar facultativa por causa da reforma do Ensino Médio, que foi sancionada pelo presidente ex-presidente Michel Temer (MDB) em fevereiro de 2017 – o que deixou apenas Português, Matemática, Inglês, Artes, Filosofia, Educação Física e Sociologia como disciplinas obrigatórias nos três anos da última fase de estudos – e deve começar a valer em 100% das unidades de ensino do Brasil a partir de 2020, a mudança é gradual.
Diante da possibilidade das escolas acreanas optarem por tirar da grade escolar o ensino Espanhol, o deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para manter a disciplina nos ensino médio e fundamental.
Com a aprovação do projeto, as escolas do estado terão que manter em seu quadro os professores de língua espanhol.
“Ter o ensino do Espanhol nas escolas além de reconhecer a importância da língua no nosso contexto histórico e social é também uma maneira de incluir nossos alunos, já que é a língua estrangeira mais procurada no Enem”, conta a professora de Letras Espanhol pela Ufac, Maricelia Soares De Souza.
folha do acre

