Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acreana é semifinalista em concurso nacional de miss cadeirante

Evento ocorre de forma virtual e as candidatas enviam as fotos, que são publicadas nas redes sociais do concurso. Eleição é feita por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.


Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco

“Eu nunca imaginei estar na semifinal de um concurso nacional de beleza”, afirma a acrena Naliny Arantes, de 32 anos, que participa do concurso nacional de miss cadeirante e é uma das semifinalistas da competição.

O evento ocorre de forma virtual e as candidatas enviam as fotos, que são publicadas nas redes sociais do concurso e a eleição é feita por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. De acordo com a organização do concurso, 321 mulheres se inscreveram e 156 passaram para a semifinal que está com votação aberta até o dia 25 de junho.

E a Naliny está entre as candidatas que avançaram para a próxima etapa. A final do concurso está prevista para o dia 30 de junho. Na página da votação, ela tem quase 500 curtidas e mais de 200 compartilhamentos.

“Quando me deram a notícia tive uma grande surpresa. Nunca tive interesse nesses tipos de eventos. Sempre gostei muito de trabalhar, estudar e ficar no meu cantinho fazendo as minhas coisas. Mas, a vida é muito mais do que ficar no ‘seu cantinho’. A gente precisa mostrar a beleza da mulher cadeirante. E tentar quebrar os padrões de beleza impostos pela sociedade”, afirma.

Naliny agradece a família, amigos, colegas, vizinhos e todos aqueles que tiraram um pouquinho do seu tempo para votar nela durante a primeira fase e diz contar com a ajuda de todas para chegar à final.

“As pessoas são bonitas dentro das suas diferenças. Por trás de uma cadeira de rodas, existe uma pessoa com sentimentos, desejos, sonhos, vontades, vaidades e escolhas pessoais. Esses concursos servem para tornar à sociedade mais informada em relação a temática da igualdade social das pessoas com deficiência”, acrescenta.

Sobre a candidata

A servidora pública Naliny é cadeirante há mais de 10 anos em decorrência de uma doença neuromuscular, que reduz as forças dos nervos e faz com que ela não consiga ficar em pé. E agora ela está em um concurso que já contou com a participação de mais de 300 mulheres cadeirantes de todo país.

Naliny diz que nunca participou de concursos de beleza e esta é a primeira vez que concorre nesse tipo de competição. E agora, com a oportunidade, ela diz que o mais importante é participar.

“Gosto muito de usar a frase da fotógrafa Kica de Castro afirmando que a ‘deficiência física não é sinônimo de estagnação do indivíduo, mas sim uma oportunidade para este fazer novas descobertas’”, acrescenta.

Parte da história de Naliny já foi contada no G1 em 2013. Formada em jornalismo, ela virou destaque quando a reportagem contou a história do pai dela, José Alcione Bezerra, mais conhecido como ‘Seu Bezerra’, que acompanhou a filha durante todo o período do curso na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Os dois eram inseparáveis e Naliny chegou a dizer que se espelhava no pai: “Um pai, um amigo, um enviado de Deus para cuidar de mim nesse mundo tão cheio de preconceito e pessoas egoístas. Ele nem imagina o quanto é importante pra mim” contou ao G1 na época.

O concurso

O anúncio da grande vencedora vai ser dia 30 de junho e também vai contar com votos de 40 jurados, que também vão fazer a votação on-line por meio de vídeos publicados nas páginas do concurso. Com a soma dos pontos vai ser eleita a miss cadeirante de 2020.

G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.