Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Motorista de hospital no AC morre com Covid-19 após 14 dias internado na UTI: ‘achava que era uma gripe’

Eirado Paiva estava internado na UTI em Cruzeiro do Sul desde o dia 21 de julho. Doença afetou os rins e ele precisou fazer hemodiálise.

Por Aline Nascimento, G1 Acre — Rio Branco

Eirado Paiva estava internado na UTI em Cruzeiro do Sul desde o dia 21 de julho e morreu na segunda (3) — Foto: Arquivo da família


O motorista do Hospital Geral de Feijó, interior do Acre, Eiraldo Gomes de Paiva, de 71 anos, morreu na na segunda-feira (3) com Covid-19 após 14 dias entubado na UTI do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, cidade vizinha.

Ao G1, Nilda Paiva, sobrinha do motorista, disse que o tio sentiu os sintomas da doença no início do mês de julho. Mas, para aos parentes, o idoso dizia que era apenas uma forte gripe e iria ficar bem. Ele fez um exame no dia 10, recebeu o resultado dia 13 e dia 17 foi internado no hospital de Feijó.

“No mesmo dia, à noite, foi transferido para Cruzeiro do Sul. Fez o exame swab, só que era um final de semana, e foi receber o resultado na segunda-feira, dia 13. No dia que fez o teste o médico já passou a medicação e, acho que já estava se sentindo mal antes, mas não queria falar”, recordou.

·         Veja como estão os casos de Covid-19 em cada cidade

·         MÉDIA MÓVEL: Veja em que estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda

Foi Nilda quem orientou o tio a procurar um posto de saúde para fazer o teste. A sobrinha desconhece se Paiva tinha alguma doença pré-existente que pode ter piorado o quadro de saúde dele.

“Tinha passado uma situação assim com meu esposo, inclusive ainda está em Cruzeiro. Parece que quando recebeu o resultado piorou mais. Eu sei que ele tinha problema na próstata”, lamentou.

'Pediu pra gente ser forte', diz filho

G1 também conversou com filho do motorista. Israel Paiva explica que a doença afetou os rins do pai e ele passou a fazer hemodiálise depois que foi internado. O rapaz acompanhou a internação do pai, recebia os boletins médicos e era quem tentava acalmar o idoso do lado de fora.

"Fui vê-lo, conversei, fizemos uma oração e ele pediu para fazer uma ligação para o irmão dele. Então, pediu para a gente ser forte, que tudo ia acabar bem, que nós íamos vencer. Me deu uns conselhos de pai. Tinha um anel de ouro, que usava desde que nasci, tirou do dedo e me entregou. Disse para cuidar muito bem do anel como se fosse meu, chorei e ele pediu para não chorar. Já senti ele preocupado", relembrou o filho.

No Acre, 545 pessoas morreram vítimas da Covid-19 até esta terça (4). O número de infectados com o novo coronavírus passou de 20 mil em todo estado.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nota lamentando a morte do servidor. “A Sesacre, colegas de trabalho e a comunidade feijoense reconhecem o seu importante esforço enquanto servidor da Sesacre e empenho em servir as pessoas, e lamenta profundamente mais uma perda para a Covid-19”, diz parte da nota.

Pessoa feliz

No último dia 21, a família soube que Paiva foi entubado na UTI após ele passar mal. O motorista deixa esposa, três filhos e dois netos.

“Era uma pessoa que andava sorrindo, estava sempre sorrindo, sempre alegre, nunca vimos ele de cara fechada. Era muito conhecido, tinha amizade com todo mundo e era muito carinhoso. Acho que não tinha nenhum inimigo", finalizou.

 


Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.