Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Saúde: I Conferência Municipal de Saúde Mental







Aconteceu, durante todo o dia dessa sexta-feira (30), no auditório da escola de ensino José Gurgel Rabello, a I conferência Municipal de Saúde Mental: Tema “Saúde Mental; direito e compromisso de todos. Consolidar avanços e enfrentar desafios”. Conferência, esta que contou com a presença do prefeito do município Raimundo Ferreira Pinheiro, (Dindim) PSDB, a vereadora Mirlene das Chagas Silva, PSDB, o secretário de Saúde, Dr. Rosaldo Firmo Aguiar, a secretária de Ação Social, a esposa do prefeito a Senhora Zenir Hirt, a assistente social a Senhora Ana Cristina Sales Messias, representante da secretaria de saúde do Acre, o comandante da polícia, o Capitão Estephan Barbary Neto, o presidente do conselho municipal de saúde Genival Campos, profissionais da saúde e comunidade em geral.
A I Conferência Municipal de Saúde Mental – Intersetorial constitui-se como foro de participação dos segmentos da sociedade, afins à saúde Mental no Município de Feijó-Ac, com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva da participação e de controle social. Seguindo Três Eixos Temáticos: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais e Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e Intersetorial.
Segundo a representante da Secretaria de Saúde do Acre, a Assistente Social, a Senhora Ana Cristina Sales Messias, “um dos vários objetivos dessa I Conferência Municipal de Saúde Mental, é discutir políticas públicas de saúde mental no município de Feijó, e essas conferências estão sendo realizadas em todos os municípios do estado do Acre, ou seja, estão sendo realizadas as conferências regionais e depois, acontecerá à fase nacional. Só depois, é que serão estabelecidas as políticas públicas, voltadas para a realidade local”
Segundo, o Secretário de Saúde, Dr. Rosaldo Firmo Aguiar, "a secretaria construirá um Centro de Atenção ao Portador Psiquiátrico, no município e a secretaria dará todo o apoio ao centro, disponibilizando profissionais de Saúde, para atender esses pacientes, como: um clínico geral, um psicólogo, um assistente social, um professor de educação física, enfermeiro, técnicos, auxiliares, dentre outros profissionais".

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.