Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Decreto aprova série de medidas para promoção da igualdade racial no AC

Plano estadual contém mais de 100 objetivos divididos em nove eixos.
Texto foi publicado na sexta-feira (17) no Diário Oficial do Estado (DOE).

Caio FulgêncioDo G1 AC

Nilson Mourão, secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Foto: Sérgio Vale / Secom)Secretário Nilson Mourão diz que plano quer
resgatar a dignidade e enfrentar o racismo
(Foto: Sérgio Vale / Secom)
O governo do Acre aprovou o Plano Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Planepir) com uma série de medidas para enfrentamento ao racismo e garantir igualdade de condições entre as raças.
O decreto, assinado pelo governador Tião Viana (PT-AC), foi publicado ainda na edição da sexta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).
O plano, conforme a publicação, foi construído em cima de nove eixos principais, são eles: trabalho e desenvolvimento econômico; educação; saúde; diversidade cultural; direitos humanos e segurança pública; povos indígenas; comunidades tradicionais de terreiro e diversidade cultural; infraestrutura; e juventude.
Dentre os objetivos estão a inclusão e igualdade de oportunidades e remunerações das populações negra e indígena; equidade nas relações de trabalho; formação de professores em relação ao ensino da história da cultura afro-brasileira, africana; reserva de vagas para negros e indígenas nas universidades.
Na saúde, as medidas querem viabilizar capacitação aos profissionais e gestores na identificação das doenças mais frequentes entre negros e indígenas; política de saúde mental com o recorte raça/etnia e gênero. Já na cultura, o plano quer estimular a eliminação de estereótipos raciais nos meios de comunicação e fomentar manifestações culturais.
No total, o Planepir possui mais de 100 objetivos diretos para promoção da igualdade no estado, que devem ser acompanhados e avaliados por um conselho.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, explica que o plano foi construído após um levantamento das reais necessidades em todos os municípios acreanos.
"Trata-se da busca de resgatar a dignidade desses setores e combater o racismo, que se manifesta na discriminação contra os índios e negros. E, com isso, fazer com as pessoas tenham novos valores, que possamos construir uma sociedade mais igualitária e solidária", acrescenta o gestor.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.