Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acre tem início de ano marcado pela violência com total de 45 assassinatos em um mês

Chegamos ao final do mês de janeiro de 2018 e as estatísticas da violência no estado não são nada agardáveis. O levantamento realizado pela Folha do Acre mostra quem são as vítimas, onde cada homicídio aconteceu, e que tipo de arma foi usada para cometar tais crimes. No total foram 45 assassinatos, sendo que 68,9% dos casos ocorreram na capital Rio Branco.
O balanço tem como base dados oficiais que são divulgados pelo Instituto Médico Legal (IML) e pela Polícia Civil, e com isso é possível observar que o município de Cruzeiro do Sul, segunda cidade mais populosa do Acre é também a segunda mais violenta. Do início do ano até esta quarta-feira (31), foram registradas 5 execuções naquela cidade.

Brutalidade
A sociedade acreana teve um início de ano difícil ao ver por meio das redes sociais imagens de crimes bárbaros como o que teve como vítima a jovem Débora Freitas Bessa, que foi decapitada a golpes de facão e enterrada numa cova rasa no final do bairro Caladinho. O autor do homicídio foi preso e confessou contando detalhes de como planejou e praticou o crime brutal. André Souza, 28 anos, disse que o ato foi motivado por vingança.
Em Cruzeiro do Sul, populares encontraram duas ossadas humanas às margens do rio Juruá. Os cadáveres estavam com os pés e as mãos amarradas por um fio e apresentavam várias fraturas, apontando que as vítimas podem ter sido torturadas até a morte. Os restos mortais foram identificados como sendo de Daniel Teles Martins, 22 anos, e uma criança por nome de Vanisson dos Santos Freire, de apenas 12 anos de idade.
Armas da morte
O levantamento da Folha do Acre também mostra que grande parte dos assassinatos são praticados com uso de armas de fogo, como revólveres e pistolas. No gráfico abaixo está detalhada a porcentagem que indica que 73,3% das mortes foram decorrentes de disparos de arma de fogo. Outros 15,6 % dos crimes foram com armas brancas. O que chama atenção, são os decapitamentos e espancamentos que juntos já marcam 4,4%.

Situação pode piorar
O secretário de segurança pública, Emylson Farias, durante coletiva de imprensa na manhã da última terça-feira (30), em Rio Branco, disse que 80% dos homicídios foram execuções motivadas por confronto entre facções rivais que duelam o controle pelo tráfico de drogas. Farias afirmou, ainda, que a situação pode ficar cada vez pior e usou como exemplo o massacre na Colômbia nos tempos de Pablo Escobar.
“O principal responsável pela questão da segurança no estado do Acre somos nós, as forças policiais. Mas é uma realidade que se a gente não prestar atenção, daquilo que a gente vem dizendo há algum tempo, daqui 10, daqui 20 anos nós vamos estar muito pior do que a Colômbia do Pablo Escobar. Não tenho dúvidas disso”, disse o secretário.
Jovem é encontrado decapitado em ramal de Cruzeiro do Sul/Foto: Arquivo Folha do Acre

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.