Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Alunos são suspensos por causa de beijo gay em escola

Alunos foram flagrados dando beijo dentro do banheiro de escola. 
Diretoria suspendeu estudantes e atitude gerou polêmica no colégio.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

beijo de dois alunos no banheiro de uma escola estadual está provocando polêmica entre os estudantes em São José do Rio Preto (SP). Os estudantes foram suspensos depois de serem vistos por um colega. Representantes do movimento estudantil e de defesa dos homossexuais criticam a decisão da escola e dizem que os estudantes foram vítimas de preconceito.
Na Escola Estadual Monsenhor Gonçalves, alunos ficaram revoltados com a suspensão dos dois estudantes. Para Ana Carolina Cabral, integrante do movimento estudantil em Rio Preto, a direção da escola foi preconceituosa. “Por mais que um beijo não seja um ato de se fazer dentro da escola, nenhum casal heterossexual foi convidado a se retirar por causa de um beijo. A escola precisa ser orientadora e acolhedora, e ela não foi, simplesmente quis tirá-los da escola”, afirma a estudante.
Os dois rapazes, de 17 anos e o outro de 16, foram flagrados se beijando no banheiro da escola. Um outro estudante teria visto e avisado a direção que decidiu suspender os dois alunos. Eles contaram aos colegas que foram ainda convidados a se retirar da escola.
A estudante Isabelle Del Bianco também ficou indignada com a decisão. “Um dos estudantes já saiu da escola porque ele disse que a humilhação foi muito grande e o outro vai passar por um conselho para saber se ele vai permanecer ou se retirar”, diz Isabelle.
A suspensão dos dois alunos repercutiu nas redes sociais. Para o advogado Vinícius Almeida Domingues, que tem uma filha na escola, a direção foi intransigente. “É uma história de preconceito sim, porque se tem outros casais se beijando, com atitude de carinho, o casal homossexual também tem o mesmo direito”, diz o advogado.
Júlio César Caetano, diretor de uma ONG de defesa dos homossexuais, afirma que não tem dúvida de que foi uma atitude homofóbica da escola. “A direção da escola não seguiu o que foi preconizado pela secretaria e a direção de Educação. Temos legislação que pune qualquer tipo de homofobia”, diz Caetano.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a conduta da direção da escola vai ser investigada. Se forem comprovadas as denúncias, os responsáveis serão punidos. A secretaria garantiu ainda que nenhum dos alunos terá o direito à educação prejudicado.
A Secretaria da Educação disse ainda que a direção, os pais e os alunos serão chamados na escola na semana que vem para discutir o caso. A diretora da escola não foi encontrada para falar sobre o assunto.

Ana e Isabelle são contra a decisão da direção da escola (Foto: Marcos Lavezo/G1)Ana e Isabelle são contra a decisão da direção da escola (Foto: Marcos Lavezo/G

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.