Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

TARAUACÁ: “CIDADE REFÉM DO MEDO E DA VIOLÊNCIA” (ARTIGO)

Todo e qualquer cidadão Tarauacaense já se deu conta de que viver em Tarauacá está se tornando um ato de heroísmo. Ficar sem ser assaltado nesta cidade, em última análise, pode sim ser considerado um milagre. Até mesmo, eu conseguir terminar esse pequeno texto sem que se anuncie um qualquer tipo de violência pode ser considerado uma dádiva.

Em Tarauacá, a violência, o medo e a insegurança estão por toda a parte. Desde os bairros mais humildes aos bairros mais requintados da elite ninguém está a salvo. Em todas essas comunidades, não há moradores, mas sim verdadeiros sobreviventes. Talvez o medo seja o elemento mais presente no modo de vida do povo Tarauacaense. 

O exercício de todos os atos da vida civil nesta cidade, do lazer ao trabalho, é condicionado e permeado pelo medo.
Toda população são embalados pelo medo. Coisas do tipo “hoje vou ao supermercado, mas estou pensando como não ser assaltado na ida ou na vinda”, “muitos alunos estão com medo até de irem pra escola” entre outros assuntos intrinsecamente relacionados à insegurança e a violência, o tema domina a população. 
E nem de longe a coisa parece melhorar. Ao contrário, parece que o medo vai ser tornando um modo de vida definitivo e aceitável na vida dos cidadãos de bem, algo irremediável.

Diante da absoluta eficiência da POLÍCIA DE TARAUACÁ em garantir a segurança da população, cada um se vira como pode. Há desde aqueles que não se atrevem a sair de casa por nada nesse mundo mergulhados em medo, até aqueles que se armam para defender suas casas e sua família. Tudo dependerá da capacidade de arcar com os custos do medo que toma conta de cada um. Restando ao povo assistir enojado, envergonhado, desanimado e amedrontado ao tamanho da violência no nosso Município.
 
Enfim a violência tem seu lado democrático. Ou melhor (pior) dizendo, macabro. Ela está aí perto de todos e contra todos, em todo lugar, é onipresente na nossa cidade. Ricos e pobres, trabalhadores e “preguiçosos”, pais de família e desocupados, quase toda semana é um assalto a mão armada, e um ato de violência diferente,quando não se tem uma tragédia da nossa violência cotidiana. Enquanto isso, a corrupção generalizada na política brasileira contribui ainda mais para a ruína do País afetando assim todos os Estados e Municípios.

SÔNIA MORAIS/Licenciada em Letras Português pela Unopar
Blog Tarauacaagora
portaltarauaca

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.