Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Aplicativo criado pelo TRE-AC promete transparência na votação

Novidade está disponível para todo o país a partir do dia 26.
Aplicativo passa pelos últimos testes nesta quarta-feira (7), diz TRE-AC.

Do G1 AC

Aplicativo passa pelos últimos testes nesta quarta-feira (7) (Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre)Aplicativo passa pelos últimos testes nesta quarta-feira (7) (Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre)
Uma novidade promete ajudar os eleitores durante as eleições desse ano. O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) criou o aplicativo móvel 'Boletim na Mão', que serve para que o eleitor possa acompanhar e conferir o resultado da votação na seção dele.
Nesta quarta-feira (7), o aplicativo passa pelos últimos testes para garantir o funcionamento no dia das Eleições 2016. A novidade ficará disponível para download para Android e iOS a partir do dia 26 de setembro para todo o Brasil.
Representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tocantins (TO), e do TRE-AC simulam leituras de boletins com resultados finais. Os testes serão concluídos às 17h desta quarta
A secretária de Tecnologia da Informação do TRE-AC, Rosana Magalhães, explica que além de ficar por dentro da votação na urna em que votou, o eleitor poderá ter acesso ao resultado final e conferir se os números estão de acordo com a sua seção.
"Possibilita ter em mãos o boletim de urnas da seção ou de qualquer outra. A ideia é popularizar o boletim de urna de forma que essa comparação, que sai nas urnas com o que foi totalizado, fique a cargo do próprio eleitor que foi lá e registrou seu voto. A gente pede que quanto mais boletim eles coletarem e conferirem será melhor para que tenhamos esse retorno e validação por parte da população", explica.
Rosana acrescenta que essa era uma das maiores dúvidas dos eleitores, poder comparar os dados da urna com os que foram divulgados. "O eleitor vai ter uma cópia do boletim de urna que saiu e depois vai conferir se o boletim que está igual com o que foi totalizado. Essa era uma das dúvidas dos eleitores, se o que sai da urna é o que foi totalizado e agora eles vão poder acompanhar", finaliza.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.